Produção de alimentos é incentivada com irrigação de pastagens em Caibaté (RS)
Produtores de Caibaté, com o apoio da Emater/RS-Ascar, investem na irrigação de pastagens como alternativa para ampliar a produção de alimentos como o leite e a carne. Na última semana, mais duas famílias foram beneficiadas com a construção de açudes para irrigação financiados via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).
Para acessar o benefício do Feaper, os produtores contaram com a elaboração de projeto técnico da Emater/RS-Ascar.
Uma das beneficiadas foi a família do agricultor José Inácio Rodrigues de Mattos, morador da localidade da Costa do Forte. O produtor, que em 2004 foi beneficiado com o Banco da Terra, comemora agora a finalização do açude para armazenar a água, que deve irrigar quatro hectares de pastagens, garantindo assim, pasto abundante para 13 vacas leiteiras. A intenção, segundo ele, é comprar mais sete animais para aumentar a produção de leite e consequentemente sua renda.
Outro beneficiado pela construção de açude foi Jauri Ribas de Oliveira. Com propriedade na localidade do Capão Grande e beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário em 2007, hoje tem como atividade principal a pecuária familiar. Com a construção do açude, para irrigação de campo nativo e pastagens, poderá aumentar a quantidade de animais a pasto, e assim, ampliar a oferta de carne bovina no município, elevando a renda familiar.
Informações complementares sobre as possibilidades e políticas públicas voltadas à irrigação podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024