Aplicativo gratuito reduz custos na agricultura
O agricultor Ronaldo Branco planta milho e soja nos 300 hectares de terra que possui na cidade de Castro, no interior do Paraná. Até o ano passado, decisões como o momento de plantar, irrigar ou aplicar defensivos na lavoura eram tomadas com base em anotações que ele mesmo fazia em uma velha caderneta. O sistema, que perdurou por anos, estava longe de ser preciso, mas era o que ele tinha à mão.
Em 2013, lendo uma revista americana de técnicas agrícolas, Branco descobriu o Farmlogs, um aplicativo gratuito para gerenciamento de fazendas desenvolvido em Ann Arbor, no Michigan, no Meio-Oeste dos Estados Unidos. De lá para cá, dados do plantio e da colheita de suas lavouras e as informações atualizadas sobre o preço das commodities na bolsa de Chicago estão no smartphone do agricultor.
“Administrar uma fazenda envolve dezenas de etapas que precisam ser realizadas na hora certa”, diz Branco. “Agora, por exemplo, sei exatamente quando foi irrigado cada pedacinho da fazenda. As decisões passaram a ser mais rápidas e precisas.” A caderneta, obviamente, foi aposentada.
Confira a notícia na íntegra no site da Exame.com
2 comentários
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA
Guilherme Frederico Lamb Assis - SP
...se não fosse o "malvado" capitalismo e o "odioso" livre mercado, hoje ainda estariamos vivendo em cavernas...
Telmo Heinen Formosa - GO
São muitas as maravilhas produzidas por este "maldito" sistema capitalista. Já repararam como é curioso ver um monte de gente reclamando contra o capitalismo especialmente os americanos mas não abrem mão do seu notebook, table ou smartphone e muito menos do facebook, whatsapp e similares? Este pessoal socialista é mesmo especializado em uma única coisa: Fazer colheita no pomar alheio!