Índice que monitora preços de commodities registra queda de 5,14% em janeiro
O índice que acompanha os preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) registrou, em janeiro, queda de 5,14%, na comparação com dezembro. Em 12 meses, o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), medido mensalmente pelo Banco Central (BC), caiu 1,37%.
O IC-Br é calculado com base na variação dos preços de produtos primários negociados no exterior. Para isso, o BC observa os produtos relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.
No mês passado, o segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) foi o principal responsável pela queda de preços, com redução de 15,56% no mês. O segmento de metal (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) também registrou recuo de 4,21%.
O segmento agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco) teve diminuição de 3,62% no índice de commodities.
O Índice Internacional de Preços de Commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou queda de 3,99% em janeiro e alta de 3,79% em 12 meses.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul
Pedidos de recuperação judicial de empresas do setor agro crescem no País