Milho: Exportações em outubro são as maiores da história em MT
Publicado em 16/11/2011 07:38
Se Mato Grosso tiver de escolher uma cultura para ser a ‘cultura do ano’ o título sem dúvida alguma vai o milho. A receita das exportações em dez meses de 2011 ultrapassa em quase 6% o total contabilizado nos doze meses do exercício 2010. De janeiro a outubro deste ano, Mato Grosso exportou US$ 1,41 bilhão ante US$ 1,33 bilhão do ano passado. A vantagem observada é fruto exclusivo da valorização das cotações do cereal no mercado internacional.
O grão mato-grossense ganhou a preferência do mercado externo a partir de 2009 é desde o ano passado é o segundo mais importante produto da pauta estadual de exportações, ocupado por muitos anos pela madeira e sucedido de 2007 a 2009 pelo complexo carnes (bovinos, suínos e aves). A surpresa, não está apenas nos volumes embarcados e nos preços, mas sim, na manutenção deste ritmo de vendas, como apontam projeções de curto e médio prazo. Novos recordes virão inclusive já para 2012. No mês passado, por exemplo, o volume de embarques surpreendeu e superou o teto dos meses anteriores ao atingir movimentação de 844 mil toneladas.
Matéria no íntegra no Diário de Cuiabá
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário de Cuiabá
0 comentário
Preço do milho na B3 tem leve recuo nesta terça-feira, mas cotações seguem sustentadas
Plantio da safrinha de milho vai a 2% no Paraná, enquanto colheita de verão ainda não soma 1%
Futuros do milho próximos da estabilidade nesta terça-feira
Preço do milho melhora e comercialização avança no Mato Grosso
Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab
Preços futuros do milho abrem a terça-feira com leves recuos, devolvendo parte dos ganhos nas bolsas