Fiscais intensificam fiscalização contra uso de agrotóxicos ilegais
“Estamos visitando as propriedades e verificando se os produtos em estoque são registrados para uso em Mato Grosso e se a recomendação do técnico responsável está de acordo com o que está em uso”, explica Júlio César de Lima, fiscal do Ministério da Agricultura.
Na propriedade na região de Campo Verde os fiscais encontraram embalagens sem rótulo, uma forma de tentar enganar a fiscalização. O proprietário será autuado e poderá responder pelo crime de contrabando. A Polícia Federal foi chamada, mas o dono da fazenda não apareceu.
Segundo o MAPA, existe uma rota da venda ilegal de agrotóxicos. A maioria dos produtos é de origem chinesa, de onde são enviados para o Paraguai, Bolívia ou Uruguai. Por terra ou de avião, os contrabandistas conseguem cruzar as fronteiras do Brasil e os agricultores de Mato Grosso são os principais compradores.
Durante os quatro dias de operação, foram apreendidas 32 toneladas de agrotóxicos irregulares e 765 quilos de produtos contrabandeados. Quatro pessoas foram detidas.
0 comentário
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY