Ata do Copom é destaque na quinta-feira
O Banco Central (BC) também apresenta o fluxo cambal semanal e o Índice de Commodities Brasil (IC-Br) de agosto.
Ainda na agenda local, a Fundação Getulio Vargas (FGV) traz o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) e a Sondagem de Serviços de agosto.
Na Europa, foco nas decisões de juros do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE). Não se espera mudança no custo do dinheiro, que deve permanecer em 1,5% na zona do euro e em 0,5% no Reino Unido.
Nos Estados Unidos, foco dos discursos do presidente do Federal Reserve (Fed), banco central americano, Ben Bernanke, que fala sobre economia americana. E para o pronunciamento do presidente Barack Obama, que deve anunciar plano para estimular a criação de empregos. O valor do plano seria de US$ 300 bilhões.
Na agenda de indicadores a balança comercial de julho, os pedidos por seguro-desemprego e a demanda por crédito.
Já à noite, a China deve apresentar os dados sobre inflação, vendas no varejo e produção industrial.
* Mercados ontem
O pregão de quarta-feira foi de recuperação nos mercados externos. Nos Estados Unidos, o Livro Bege, do Federal Reserve (Fed), banco central americano, apontou “expansão modesta” da atividade.
Na Europa, um alto tribunal decidiu que a Alemanha pode participar de planos de resgate regional. Na Itália, o Senado aprovou novo plano de austeridade.
Em Wall Street, o Dow Jones encerrou com valorização de 2,47%, aos 11.414 pontos. O S&P 500 subiu 2,86%, a 1.198 pontos. Enquanto o Nasdaq aumentou 3,04%, para 2.548 pontos.
No mercado europeu, o FTSE-100, de Londres, ganhou 3,14%, o DAX, de Frankfurt, avançou 4,07% e o CAC, de Paris, teve acréscimo de 3,63%.
Tal desempenho positivo dos mercados externos pode resultar em ajuste de alta na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) na abertura desta quinta-feira. Ontem, o índice Dow Jones Brazil Titans, que lista os 20 recibos de ações (ADRs, na sigla em inglês) mais negociados em Nova York, encerrou com firme alta de 3,02%.
Na já distante terça-feira, a Bovespa ganhou 2,93%, para 56.607 pontos. O dólar subiu pelo quinto dia, com 0,48% de avanço, para R$ 1,658. E os contratos de juros futuros curtos tiveram leve acréscimo, enquanto os longos perderam prêmio de risco.
0 comentário
BCE deve ser prudente com cortes nos juros devido à incerteza alta, dizem autoridades
Ministério da Economia da Alemanha alerta que incerteza em 2025 pesará sobre recuperação econômica
Minério de ferro sobe com dados sólidos da China, mas temor sobre tarifas limita ganhos
Presidente do BC do Japão sinaliza chance de aumento dos juros na próxima semana
Queda na inflação do Reino Unido dá alívio a ministra após liquidação no mercado
Economia da Alemanha registra contração de 0,2% em 2024