Oil World eleva previsões para safra de soja do Brasil e Argentina

Publicado em 12/04/2011 14:35
Analistas da consultoria alemã Oil World informaram nesta terça-feira que a empresa elevou suas projeções para as safras de soja 2010 e 2011 tanto da Argentina quanto do Brasil, devido aos bons rendimentos - que ficaram acima do esperado, apesar do clima desfavorável em ambos os países. A Oil World elevou a previsão para a safra brasileira de soja em 1,5 milhão de t, para 72 milhões de t, ante as 70,5 milhões previstas anteriormente. Em 2010, o Brasil colheu 68,6 milhões de toneladas.

A safra de soja da Argentina foi elevada em 500 mil t, para 49 milhões de toneladas, ante a estimativa anterior de 48,5 milhões de t. A estimativa argentina, porém, ainda ficou abaixo das 53,9 milhões de t de soja colhidas em 2010.

Chuvas contínuas têm interrompido a colheita no Brasil, segundo maior exportador de soja do mundo depois dos Estados Unidos. Em 29 de março, a Oil World chegou a alertar o Brasil de que a safra poderia cair para abaixo de 70 milhões de t. No entanto, progressos têm sido feitos na colheita de soja brasileira e os rendimentos em diversas regiões melhoraram, ficando acima do esperado. A agência estatal Conab previu, no ínicio de abril, uma safra de 72,2 milhões de toneladas, .

As perspectivas para a safra argentina também melhoraram, porém a colheita ainda deve ficar baixa este ano devido à seca, segundo a Oil World, enquanto o cenário entre os países de produção menor também está melhorando.

A safra de soja 2011 do Paraguai está prevista em 8 milhões de t, ante 7 milhões de t em 2010; a safra da Bolívia está estimada em 1,9 milhão de t, acima de 1,7 milhão de t do ano anterior. No Uruguai, porém, a previsão é de queda, para 1,81 milhão de t, abaixo das 2 milhões de t de soja colhidas em 2010.

A oferta de soja maior que o esperado da América do Sul, está começando a enfraquecer os preços mundiais da soja, segundo a consultoria. "A pressão da oferta da América do Sul começou a aumentar e vai ganhar força em abril e maio", informou a Oil World.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário