Farm Futures aumenta estimativa para plantio de soja e milho nos EUA
No caso da oleaginosa, os números são maiores do que o estimado pelo banco Goldman Sachs, pela consultoria Informa Economics e também pelo próprio USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) durante o Fórum Agrícola. Já no caso do milho, o estimado pela revista é menor do que a previsão da Informa e do USDA.
A pesquisa diz ainda que os produtores de milho estão relutantes em aumentar o plantio por conta dos altos custos de produção e da baixa produtividade da safra anterior.
Segundo o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Investimentos, os números da Farm Futures, que vieram totalmente divergentes frente aos dados do Goldman Sachs e da Informa, abrem espaço para uma grande instabilidade antes e depois do relatório do USDA, que deverá ser divulgado no próximo dia 31.
Soja - Nesta qurta-feira, o mercado da soja deverá registrar forte volatilidade na Bolsa de Chicago. Os dados da Farm Futures estão sendo assimilados e o dólar índex está bastante forte, o que são dois fatores negativos que podem pesar sobre os preços.
Na abertura da sessão diurna de hoje, as cotações operam no vermelho, pressionadas pelo dólar e pelos números da Farm Futures. Às 11h47, o vencimento maio - referência para a safra brasileira - era cotado a US$ 13,59, com queda de 6 pontos. No mesmo momento, o milho operava no terreno misto.
Porém por outro lado, o temor com a safra brasileira continua por conta das excesssivas chuvas que impedem e comprometem a colheita. Além disso, há ainda a demanda, que permanece aquecida. Hoje, o USDA reportou a venda de 105 mil toneladas de soja para destinos não revelados, embarque safra 2011/12.
As duas informações atuam como fatores de suporte para os preços, o que pode limitar as perdas nesta quarta-feira e intensificar ainda mais a volatilidade no mercado.
0 comentário
Soja tem sessão de volatilidade em Chicago e negócios travados no mercado brasileiro
Paraná colhe 2% da área de soja e vê piora na condição da lavoura, diz Deral
Colheita da soja começa lenta e deve ganhar ritmo no final de janeiro
Distribuição de chuvas positiva deve trazer boa produtividade na soja de Rondônia
Colheita da soja começa lenta no Brasil e plantio do arroz é finalizado no RS
Soja realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após duas sessões de altas fortes