Chuva alaga lavouras e alerta para prejuízo em São Lourenço do Sul/RS

Publicado em 11/03/2011 07:41
Com as lavouras e parte do rebanho debaixo d''água, os produtores de São Lourenço do Sul esperam o nível descer para calcular os prejuízos. Ainda não há estimativa do tamanho do vazio que as chuvas deixarão no campo, mas a enxurrada que assolou o município atingiu, pelo menos, 5 mil famílias que dependem da agropecuária.

Dos 10 mil hectares cultivados com arroz no município, apenas 10% foram colhidos, o que indica possível quebra na produtividade média, até então projetada em 6,5 mil kg/ha. O cenário repete-se nos 16 mil hectares de milho, que poderiam render 3,6 mil kg/ha. Na soja, o temor é ainda maior, já que a colheita dos 9 mil hectares nem começou e, provavelmente, a produtividade não atingirá os 2,4 mil kg/ha.

A situação das plantas ainda em solo é uma incógnita já que a interrupção de acessos impede que seja feito qualquer levantamento, mas as perdas já são classificadas como "significativas", segundo o superintendente da Conab, Carlos Farias. Contudo, informa ele, o impacto na produção do Estado deve ser mínimo. Técnicos da Conab farão novo levantamento na próxima semana para avaliar os danos. Mesmo procedimento será adotado por equipes do Irga e da Emater. "Temos dificuldade em ver in loco o que ocorreu", disse o diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário