Indústria de máquinas e implementos agrícolas cresce 24,9% em 2010

Publicado em 24/02/2011 10:00
Setor foi impulsionado pela disponibilidade de crédito e pelo aquecimento do mercado após crise econômica.
A indústria brasileira de máquinas e implementos agrícolas fechou 2010 com alta de 24,9% em relação a 2009. Os números são do Departamento de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e representam a retomada das vendas após o período de crise econômica.

Segundo Celso Casale, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), o bom desempenho do setor se deve ao esforço dos fabricantes para garantir a competitividade no mercado e à disponibilidade de crédito para o produtor rural, por meio de programas como o BNDES-PSI e o Mais Alimentos, voltado exclusivamente à agricultura familiar.

“Sem esses financiamentos, os produtores não teriam poder de compra para investir na mecanização”, afirma. A meta para 2011 é crescer em torno de 15% e se aproximar dos números de 2008, um dos melhores anos para o segmento na última década.

Entre as principais ações da CSMIA para assegurar o crescimento, está a recente conquista da prorrogação do PSI, que terminaria em março deste ano. “Estamos discutindo com o governo federal a possibilidade de se fixar taxas diferenciadas para o segmento agrícola para atender as necessidades do produtor rural”, destaca Casale.
Além de subir o faturamento, o setor apresentou uma alta de 13,3% no número de empregados. Em dezembro de 2010, a indústria contou com 47,6 mil postos de emprego contra pouco mais de 42 mil em 2009.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abimaq

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário