Alta dos alimentos é sério motivo de preocupação, afirma Banco Mundial

Publicado em 15/02/2011 16:52
O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse nesta terça-feira que a alta global nos preços dos alimentos atingiu níveis perigosos que podem complicar as frágeis condições políticas e sociais no Oriente Médio. Ele advertiu também que seu impacto da alta também ameaça a Ásia Central.

Dados do Banco Mundial publicados nesta terça-feira mostraram que preços mais altos dos alimentos levaram 44 milhões de pessoas à extrema pobreza desde junho de 2010, em países em desenvolvimento.

Zoellick disse que apesar de os altos preços dos alimentos não serem a principal razão que levou aos violentos protestos no Egito e na Tunísia, foi um fator agravante. E, segundo ele, a situação pode ficar pior.

Ele alertou que o acentuado aumento nos preços dos alimentos pela Ásia Central poderá também ter impactos sociais e políticos para essa região.

"Não há espaço para complacência", disse Zoellick. "Os preços globais dos alimentos estão em níveis perigosos, e também está claro que os recentes aumentos dos preços estão causando dor e sofrimento na população pobre ao redor do globo".

O relatório do Banco Mundial foi anunciado dias antes do encontro do G20 em Paris, onde preços mais altos dos alimentos serão discutidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Banco Mundial, FAO, ongues alarmistas etc..., tudo farinha do mesmo saco. Tal qual os ambientalisas, Mentem, Mentem, Mentem para angariar a simpatia da ignóbil população. Arroz e Feijão tem preços de 15 anos atrás. Milho e Soja estão um pouco acima do preço que deveriam estar, por causa do uso como biocombustiveis graças a Deus! Açúcar idem. Café é uma história à parte que nem o algodão. Já viu alguma Loja anunciar diminuição da venda de roupas por causa do preço do algodão? Alimentos subiram sabe aonde? Para comer fora, desde o Café da Manhã, almoço, janta e lanches.... muito mais por conta do serviço caro que ficou.

    0