Frango vivo: perdas do mês foram maiores no principal mercado consumidor

Publicado em 31/01/2011 08:07
Sem considerar as alterações que, eventualmente, possam ocorrer nesta segunda-feira, 31, o frango vivo comercializado no interior paulista encerra o primeiro mês de 2011 recebendo um valor 9,5% menor que o registrado 30 dias antes, no apagar das luzes de 2010. Isso correspondeu a uma perda de vinte centavos em menos de 10 dias (entre 6 e 15 de janeiro), seguida de uma estabilização que prevaleceu por toda a segunda quinzena do mês.

Já em Minas Gerais ocorreu apenas um recuo em janeiro – de cinco centavos e na mesma ocasião em que o frango paulista enfrentava sua primeira perda, o que significou muito maior estabilidade no decorrer do mês inícial do ano e uma perda (em relação ao último preço de 2010) de apenas 2,3%.

Uma das explicações para a maior estabilidade em Minas Gerais é a de que o mercado local conta com uma baixa produção independente. Como as integrações locais mantiveram uma produção comedida e a demanda se mantém firme, a busca do produto no mercado independente foi intensa e assegurou a estabilidade do preço na maior parte do mês.

Isso, porém, não significa que a produção independente paulista tenha aumentado, ocasionando um retrocesso proporcionalmente maior nos preços do frango vivo. O que ocorreu, sim, foi uma queda – nada desprezível – na demanda do produto, seja porque o consumo de carnes de janeiro é menor que o de dezembro, porque parte da população se encontra financeiramente exaurida ou, ainda, porque outra parte está em férias – neste ano, especialmente no exterior.

Lógico que esses efeitos foram sentidos em todos os mercados. Mas tiveram efeito proporcionalmente maior no principal mercado consumidor do País, São Paulo. Daí o retrocesso de preços superior ao de Minas Gerais.

Aparentemente, pois, não há excesso de oferta. Dessa forma, o consumo tende a se regularizar assim que a população retorne à rotina, o que já começa a ocorrer. Só não se sabe se o esgotamento financeiro do consumidor vai permitir uma retomada de preços na medida das necessidades do setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário