Agricultura faz mais um leilão de arroz e milho
Para assegurar o abastecimento de arroz e milho no mercado interno e garantir preços mínimos aos produtores rurais, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, realiza mais um leilão nesta quarta-feira, 26 de janeiro. O leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de arroz oferecerá recursos para escoamento de 57,5 mil toneladas do produto dos estados do Rio Grande do Sul (50 mil toneladas) e Santa Catarina (7,5 mil toneladas), no valor de R$ 4,82 a saca de 50 kg.
A Conab também realizará leilão de venda direta de milho na mesma data com oferta de 354,3 mil toneladas. Conforme os avisos divulgados, os grãos são provenientes dos estados de Goiás (29,9 mil toneladas), Minas Gerais (43,8 mil toneladas), Tocantins (20,2 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (22,4 mil toneladas), Mato Grosso (181 mil toneladas), Paraná (40,7 mil toneladas) e São Paulo (16,3 mil toneladas). As sacas são de 60 kg e, como se trata de venda direta, a Companhia irá divulgar os preços durante o leilão, de acordo com a demanda.
Desde o início da safra 2010/2011 de arroz, este é o 5º leilão de PEP de arroz que a companhia realiza. Já a operação de venda direta de milho é a 8ª desde o começo da safra 2010/2011 do grão. Consumidores e produtores são beneficiados com essas operações, já que ambas auxiliam na regulação dos preços e no abastecimento do mercado.
Saiba mais
Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) - É o valor concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e faz o transporte para determinada região com necessidade de abastecimento.
Venda direta do estoque público - É realizada por meio de leilões para regular o abastecimento e o preço dos produtos agrícolas.
0 comentário
Preço do milho na B3 tem leve recuo nesta terça-feira, mas cotações seguem sustentadas
Plantio da safrinha de milho vai a 2% no Paraná, enquanto colheita de verão ainda não soma 1%
Futuros do milho próximos da estabilidade nesta terça-feira
Preço do milho melhora e comercialização avança no Mato Grosso
Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab
Preços futuros do milho abrem a terça-feira com leves recuos, devolvendo parte dos ganhos nas bolsas