Na exportação, só carne de frango salgada recupera preços de 2008

Publicado em 21/01/2011 08:19
Considerados os resultados apresentados pelo setor exportador em dezembro de 2010, constata-se que apenas um dos quatro itens de carne de frango exportados pelo Brasil encerrou o exercício com preço médio maior que o recorde registrado em 2008: a carne de frango salgada.
O pico de preços, para os quatro itens, ocorreu entre agosto e setembro de 2008, ocasião em que a crise econômica começou a fazer suas primeiras vítimas. A carne de frango exportada foi uma delas. Tanto que, seis meses depois (fevereiro-março de 2009), o preço médio do frango inteiro e dos cortes exportados registrava recuo da ordem de 40%, enquanto industrializados e carne de frango salgada acusavam quedas superiores a 30%.

Exceto para os industrializados, a recuperação vem ocorrendo de maneira paulatina. Assim, enquanto os cortes de frango fecharam 2010 com um valor apenas 10% menor que o do pico de 2008, a diferença para o frango ficou em 6%. Mas só a carne de frango salgada superou o pico anterior, com ganho de 1,5%.

Já os industrializados, produto de maior valor agregado exportado pela avicultura brasileira, obtiveram no fechamento de 2010 preço médio que os mantêm quase 20% abaixo do maior valor atingido em 2008. É, não há dúvida, um desempenho confirmador de que a crise econômica mundial permanece longe de ser superada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário