Ociosidade de moinhos de trigo chega a 50%
Os preços no mercado brasileiro de trigo seguiram nominais por mais um período, segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Para os derivados do cereal, a comercialização também continua lenta. Embora haja expectativa de que o mercado apresente maior liquidez, boa parte dos moinhos consultados pelo Cepea ainda continua com a ociosidade entre 50% e até 60% da capacidade instalada.
A baixa liquidez e o menor preço no Brasil e no mercado mundial devem fazer com que a área plantada com o cereal seja menor que a esperada inicialmente. No Brasil, dados da Conab indicam que a redução pode ser de 10%.
Apesar disso, o clima favorável ao desenvolvimento da lavoura deve aumentar a produtividade, fazendo com que a produção tenha incremento de até 2,2%, passando para 5,135 milhões de toneladas.
0 comentário
“É um absurdo o tamanho da área de arroz que a Conab está cogitando para o Rio Grande do Sul”, afirma presidente da Federarroz
Feijão-preto: Paraná avança no plantio da segunda safra e preocupa o mercado
Cultivo de centeio no Brasil ganha zoneamento agrícola de risco climático
Atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da canola pode dar um novo impulso ao cultivo dessa oleaginosa no Brasil
Arroz/Cepea: Importações são as maiores em 21 anos
Anec eleva previsões de exportações de soja, milho, trigo e farelo do Brasil em janeiro