ENIPEC 2010: Ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, fala sobre a importância de uma política monetária para o produtor
Desde a década de 80, o custo de alimentação caiu de 42% para 18% da renda total do salário de uma família de renda média no Brasil. De acordo com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, isso ocorreu graças aos agricultores que transferiram a renda.
Porém apesar da importância do produtor rural, ele é o mais necessitado de uma melhoria na renda. Paolinelli acredita que é o governo quem deve ajudar. “O que deve ser feito, no mínimo, é o governo retornar com as políticas públicas que existiam e que ele [governo] acabou com ela. Ele anuncia que tem crédito, mas o agricultor está sem crédito e fazendo venda antecipada, a um juro altíssimo, perdendo aquilo que ele mais precisava que é a sua renda”.
Atualmente o produtor paga, ainda, o maior imposto. “O produto in natura continua com 25% de imposto direto e indireto, então ele está pagando o maior juro do mundo e o maior custo de serviço” frisa Alysson. “Uma saca de milho produzida aqui no Mato Grosso a R$ 7,00, está pagando para esse produtor R$ 10,00. Isso parece até brincadeira”.
Quando questionado sobre uma possível mudança no câmbio, o ex-ministro afirma que o câmbio é um instrumento de política monetário muito grande. “Eu prefiro que o câmbio não mexa, que deixem flutuar. Porque o último que mexeu com o câmbio, que foi o Sr. Fernando Henrique,acabou com a agricultura para fazer do câmbio uma âncora cambial”.
Ele afirma, ainda, que o setor produtivo, do qual depende toda a população brasileira, precisa ter um juro preferênciado.
E garante, “Em democracia, quem estiver mobilizado e organizado faz, quem não estiver recebe feito”.
0 comentário
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado
Confira a entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado