Agricultores invadem Paris com tratores em protesto contra política agrária

Publicado em 27/04/2010 10:03

Milhares de agricultores produtores de cereais franceses invadiram Paris nesta terça-feira com seus tratores em protesto pela queda de suas receitas e pela preocupação em relação ao futuro da PAC (Política Agrária Comum), o que ameaça perturbar o trânsito na capital francesa. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Cerca de dez mil agricultores, segundo os sindicatos que convocaram a manifestação, se dirigem a Paris para uma passeata pelas ruas a bordo de aproximadamente 1.200 tratores, que devem percorrer algumas das principais ruas da cidade.

Procedentes de diferentes regiões do país, os agricultores foram chegando na segunda-feira à região parisiense, onde passaram a noite em casas de colegas que vivem na capital.

Logo que foi reunido o cortejo, os agricultores se dirigiram pela manhã rumo à capital, o que provocou perturbações no tráfego nas principais vias de entrada na cidade.

Convocados por quatorze federações regionais e apoiados pelo principal sindicato agrícola, a FNSA, os agricultores pedem "medidas concretas e imediatas" perante a crise de receita sofrida por conta da estagnação dos preços.

Segundo as organizações, no ano passado a receita dos agricultores diminuiu 50%, após ter caído 30% no ano anterior.

A causa desta queda é a redução dos preços dos cereais, que não foi compensada com boas colheitas.

Com as reivindicações, o governo assegura que estudará medidas de apoio ao setor agrícola no contexto de um plano de desenvolvimento global que deve ser pactuado com seus vizinhos europeus.

O ministro da Agricultura, Bruno Le Maire, por sua parte, não descartou ajudas pontuais para enfrentar as oscilações dos preços dos cereais.

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Da Efe, em Paris

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Leandro de Sá Planalto - PR

    Pois é lá na França as entidades representantes do agro negocio fazem a diferença mobilizando os agricultores, já por aqui... dinhero no bolso né... cade a FAEP ? SERVE PRA QUE ? sindicatos são máfia obrigam a pagar contribuição, e para nada se aproveita. Faleiiiiiii.

    se esses órgãos realmente mobilizassem os produtores nós implantariamos até subsidio por aqui tambem.

    0
  • David Navarro Apucarana - PR

    Parabéns aos produtores Franceses, entidades como estas organizadas que fazem seus levantes para questionar seus governantes.Fica o questionamento, porque os Bancos Mundo a fora receberam ajudas financeiras e os produtores de alimentos mundo a fora só recebem descréditos??? São desmerecidos e ignorados em suas reveendicações ???

    Parabéns produtores Franceses ! ! !

    0
  • Carlos Andre Ruete Ayusso Luis Eduardo Magalhães - BA

    Parabéns Agricultores Franceses,pois só assim medidas concretas poderão ser tomadas,ao contrário daqui onde somos desunidos e ficamos à sorte do tempo....acorda Brasil

    0