Agricultores invadem Paris com tratores em protesto contra política agrária
Milhares de agricultores produtores de cereais franceses invadiram Paris nesta terça-feira com seus tratores em protesto pela queda de suas receitas e pela preocupação em relação ao futuro da PAC (Política Agrária Comum), o que ameaça perturbar o trânsito na capital francesa. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Cerca de dez mil agricultores, segundo os sindicatos que convocaram a manifestação, se dirigem a Paris para uma passeata pelas ruas a bordo de aproximadamente 1.200 tratores, que devem percorrer algumas das principais ruas da cidade.
Procedentes de diferentes regiões do país, os agricultores foram chegando na segunda-feira à região parisiense, onde passaram a noite em casas de colegas que vivem na capital.
Logo que foi reunido o cortejo, os agricultores se dirigiram pela manhã rumo à capital, o que provocou perturbações no tráfego nas principais vias de entrada na cidade.
Convocados por quatorze federações regionais e apoiados pelo principal sindicato agrícola, a FNSA, os agricultores pedem "medidas concretas e imediatas" perante a crise de receita sofrida por conta da estagnação dos preços.
Segundo as organizações, no ano passado a receita dos agricultores diminuiu 50%, após ter caído 30% no ano anterior.
A causa desta queda é a redução dos preços dos cereais, que não foi compensada com boas colheitas.
Com as reivindicações, o governo assegura que estudará medidas de apoio ao setor agrícola no contexto de um plano de desenvolvimento global que deve ser pactuado com seus vizinhos europeus.
O ministro da Agricultura, Bruno Le Maire, por sua parte, não descartou ajudas pontuais para enfrentar as oscilações dos preços dos cereais.
3 comentários
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
Leandro de Sá Planalto - PR
Pois é lá na França as entidades representantes do agro negocio fazem a diferença mobilizando os agricultores, já por aqui... dinhero no bolso né... cade a FAEP ? SERVE PRA QUE ? sindicatos são máfia obrigam a pagar contribuição, e para nada se aproveita. Faleiiiiiii.
se esses órgãos realmente mobilizassem os produtores nós implantariamos até subsidio por aqui tambem.David Navarro Apucarana - PR
Parabéns aos produtores Franceses, entidades como estas organizadas que fazem seus levantes para questionar seus governantes.Fica o questionamento, porque os Bancos Mundo a fora receberam ajudas financeiras e os produtores de alimentos mundo a fora só recebem descréditos??? São desmerecidos e ignorados em suas reveendicações ???
Parabéns produtores Franceses ! ! !Carlos Andre Ruete Ayusso Luis Eduardo Magalhães - BA
Parabéns Agricultores Franceses,pois só assim medidas concretas poderão ser tomadas,ao contrário daqui onde somos desunidos e ficamos à sorte do tempo....acorda Brasil