PR embarca mais suínos
Os preços estão entre R$ 1,80 e R$ 2 o quilo, até 30 centavos a mais que em dezembro. Com o milho em queda, a situação favorece a produção de carne. Com 1 quilo de suíno, dá para comprar 7 quilos de milho.
Vem de Santa Catarina indício de que há espaço inclusive para ampliar a produção. O estado vizinho, que compete com o Paraná no frango e está em vantagem no suíno, conseguiu reconhecimento de área livre da aftosa dos Estados Unidos para vender carne de porco. Nesta semana, recorreu ao Ministério da Agricultura pedindo ajuda para cumprir dez exigências da União Europeia. Os suinocultores catarinenses esperam ainda a chegada de negociadores da Coréia do Sul, que devem visitar o estado na próxima semana.
A corrida de Santa Caratina e do Paraná, no entanto, não é apenas para esses mercados, mas sim para atender o Japão, que importa um milhão de toneladas de carne suína ao ano, um terço a mais do que o Brasil inteiro exporta. O Paraná, terceiro produtor nacional, abateu 1,23 milhão de suínos de janeiro a março deste ano, 4,4% a mais que no mesmo período de 2009. A produção total do ano passado foi de 509 mil toneladas – das quais apenas 55 mil toneladas foram exportadas.
0 comentário
ABPA celebra habilitação de novas plantas de carne suína para o mercado do Peru
Terça-feira (14) fecha com preços levemente em alta para o frango congelado ou resfriado em São Paulo
Mudanças tímidas para os preços do suíno vivo registradas nesta terça-feira (14)
BRF estreia produção de frango halal na Arábia Saudita com compra da Addoha Poultry Company
Estabilidade predomina nas cotações dos suínos nesta 2ª feira
Frango: Preços apresentam queda de 0,24% no atacado paulista nesta 2ª feira