Campanha contra aftosa começa nesta sexta-feira no Rio Grande do Norte
Publicado em 01/04/2010 09:05
A campanha de vacinação contra a febre aftosa será iniciada nesta quinta-feira (01-04), estendendo-se até o dia 30. O lançamento da campanha foi feito na terça-feira (30-03) pela governadora Wilma de Faria. A expectativa do governo é que o Rio Grande do Norte seja declarado, ainda no primeiro semestre, como área livre de febre aftosa com vacinação. O Desafio começa aí: para conceder esse novo status de classificação da doença, um dos critérios que será utilizado pelo Ministério da Agricultura é de que o estado alcance 90% ou mais de cobertura do rebanho. No entanto, a campanha realizada no ano passado, o estado imunizou, no entanto, 83,94% do rebanho na primeira etapa, em abril, e 81,88% na segunda fase, em outubro.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui um rebanho de bovinos e bubalinos de mais de 900 mil cabeças. A nova classificação permitirá um melhor comercialização dos animais. Foi a mudança de status no ano passado que permitiu em 2009 um crescimento de 50% nas vendas da Festa do Boi, quando se esperava porcentagem entre 20% e 30%. Para este ano, já está garantida a vinda de exposições nacionais de outras raças.
Ministério
No início do ano, o governo informou que aguardava vistorias do Ministério da Agricultura para a mudança de status. A reportagem entrou em contato ontem com o Ministério que informou, através da assessoria de imprensa, que estão sendo realizadas auditorias e todos os estados que não atingiram o status de livres da aftosa. No entanto, o Mapa não deu mais detalhes e não informa em quanto tempo deverá anunciar os resultados da inspeção e possíveis mudanças.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Tribuna do Norte
0 comentário
Rondônia registra aumento de cerca de 20% nas exportações de carne em 2024
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas
Dinâmica no mercado atacado deve determinar movimentação de preços da @ do boi na 2ª quinzena de janeiro