Bovespa opera com volatilidade, influenciada pelo mercado americano

Publicado em 23/12/2009 14:27

Com o baixo volume de negócios em razão do feriado de Natal, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera nesta quarta-feira em grande volatilidade. O mercado norte-americano opera sem tendência definida após a divulgação de dados negativos sobre a venda de casas novas nos EUA.

O Ibovespa, termômetro dos negócios da Bolsa paulista, sobe 0,06% aos 67.456 pontos. Nos EUA, a Bolsa de Nova York cai 0,03%. O dólar opera em queda de 0,95%, em R$ 1,765, e a taxa de risco-país está estável, em 204 pontos.

Como o volume de negócios durante a semana mais curta --em decorrência do feriado de Natal-- é menor, a tendência é que a volatilidade no mercado aumente.

As Bolsas de Valores começaram o dia em alta, animadas por um aumento nos gastos dos consumidores nos EUA, mas passaram para o terreno negativo depois que o Departamento do Comércio anunciou que as vendas de novas casas despencaram 11,3% em novembro, para o menor nível desde março.

A queda foi desapontadora por duas razões: os economistas haviam previsto um aumento; e os dados vieram um dia após as Bolsas subirem em razão de um dado positivo a respeito das vendas de casas usadas nos EUA.

Antes do anúncio, o Departamento do Comércio anunciou que a renda pessoal aumentou no maior ritmo em quatro meses, permitindo que os consumidores aumentassem seus gastos pelo segundo mês consecutivo.

Além disso, o Departamento de Energia divulgou uma queda bem maior que a prevista nos estoques de petróleo nos EUA na última semana, fazendo com que o preço da commodity suba. A alta pode ser uma contribuição positiva para que a Bovespa consiga se sustentar no terreno positivo.

Por aqui, o IBGE divulgou que o IPCA-15, prévia da inflação oficial, registrou alta de 0,38% em dezembro, fechando o ano em 4,18%, abaixo dos 6,10% observados em 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário