Rússia: Embargo total ao suíno dos EUA
A Rússia está considerando vetar todas as importações de carne suína provenientes dos Estados Unidos por causa do alto teor de antibióticos utilizados. Atualmente, 15 plantas americanas estão impedidas de exportarem para a Rússia. O Serviço Federal Russo de controle veterinário e fitossanitário (Rosselkhoznadzor) pode extender a proibição para todas as companhias.
O Rosselkhoznadzor pediu no dia 01 de dezembro que as empresas americanas entrassem em conformidade com as normas russas. A entidade russa alega o uso excessivo de antibióticos pela suinocultura americana. No entanto, essas recomendações foram ignoradas. "A violação das regras da Rússia pode impor uma proibição total das importações de carne de porco provenientes dos Estados Unidos", diz a entidade.
Para os americanos, esta série de ações por parte da Rússia, proibindo produtos suínos dos Estados Unidos são incompatíveis com os padrões estabelecidos pelo Codex Alimentarius. "O código indica o padrão de segurança alimentar mundial", diz o presidente do Instituto da Carne Americana (AMI, sigla em inglês). As informações foram divulgadas pelo site internacional Pig Progress.
O embargo russo à carne suína dos EUA são frustrantes e não pode ser comprovado cientificamente. "A carne suína dos EUA tem uma excelente reputação para a segurança mundial. Nós apreciamos os esforços do USDA para compreender melhor a lógica por trás das ações da Rússia e para chegar a uma rápida resolução".
0 comentário
Estabilidade predomina nas cotações dos suínos nesta 2ª feira
Frango: Preços apresentam queda de 0,24% no atacado paulista nesta 2ª feira
Volume embarcado de carne de frango alcança 164,5 mil toneladas até a 2ª semana de janeiro/25
Preço médio pago pela a carne suína exportada registra avanço de 11,9% até a segunda semana de janeiro/25
Embarques de Carnes de peru e de pato somam US$ 165 milhões em 2024
Frango vivo sobe 1,52% no Paraná nesta sexta-feira (10)