Incluídos 134 municípios no Zoneamento Agroecológido da Cana-de-açúcar

Publicado em 26/11/2009 17:34 e atualizado em 27/11/2009 11:02

Cento e trinta e quatro municípios de Alagoas, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe estão incluídos no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAECana), de acordo com a Instrução Normativa Nº 57, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (26). A norma altera o inciso 2º do Decreto nº 6.961, de 2009, que instituiu o ZAECana. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Segundo o diretor substituto de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Nilton Vieira, é comum que as revisões aconteçam com os estudos de zoneamento, após a sua primeira publicação. “Os municípios foram incluídos de acordo com critérios estabelecidos pelo estudo, como potencial da terra, condições climáticas e sustentabilidade da região”, ressaltou Vieira.

Zarc - Em breve, o Mapa publicará o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da cana-de-açúcar, para esses sete estados, já que nessa terça-feira (24) foi divulgada a norma para os primeiros 16 estados. “Isso aconteceu porque o Zarc deve estar de acordo com as indicações do ZAECana”, explicou o diretor do Mapa.

ZAECana - O estudo, lançado em setembro, orienta a expansão para novas unidades produtoras e identifica mais de 60 milhões de hectares próprios para a cultura da cana, em seus três tipos de aptidão (alta, média e baixa).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Climaco Cézar de Souza Taguatinga - DF

    TRATA-SE DE PURO DESESPERO DO MAPA, TENTANDO SE VALORIZAR AGORA NO FINAL EM QUE A INES &Eacute; MORTA, POIS - MESMO CHEFIANDO A EMBRAPA - SO TOMOU CONHECIMENTO DE TAL ZONEAMENTO, INICIADO A 01 ANO, NO ULTIMO DIA E POUCAS HORAS ANTES DE O GABINETE CIVIL E DE O PRESIDENTE LULA DIVULGAR. TUDO FOI COORDENADO PELO GABINETE CIVEL (XERIFE TEREZA CAMPELO) E PELO MMA (MINC) E, SEGUNDO OS CRITICOS, SEM NENHUM CRITERIO CIENTIFICO REAL E OBJETIVO SOCIAL, LOCAL, SO OBSERVANDO OS HISTORICOS DE CHUVAS IRREAIS DE ESTA&Ccedil;OES CLIMATICAS POUQUISSIMAS CONFIAVEIS - E DE SEUS LEITORES CAPACITADOS (SIC) - E OS SOLOS, TUDO DE FORMA A FAZER UM GRANDE SHOW PARA O MUNDO, EM ESPECIAL PARA COPENHAGUE.PROVEM-NOS O CONTRARIO.

    0