China responderá com firmeza às tarifas recíprocas dos EUA, diz mídia estatal
PEQUIM (Reuters) - A China adotará contramedidas firmes se os Estados Unidos prejudicarem os interesses do país com suas próximas tarifas recíprocas, disse uma conta de mídia social afiliada à emissora estatal chinesa CCTV nesta sexta-feira.
Se os EUA quiserem discutir cooperação com a China, o respeito mútuo é um pré-requisito, disse a conta Yuyuantantian em um post no Weibo.
Os comentários foram feitos depois que o czar da economia da China, o vice-primeiro-ministro He Lifeng, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, tiveram "conversas francas" sobre questões comerciais em uma chamada de vídeo na quarta-feira.
Durante a ligação, He expressou "preocupações solenes" da China com relação às tarifas norte-americanas existentes e propostas e pediu que Washington resolva as preocupações de ambos os lados, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
Após a reunião, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse a repórteres que estaria disposto a reduzir as tarifas sobre a China para fechar um acordo com a ByteDance, empresa chinesa controladora do TikTok, para vender o aplicativo usado por 170 milhões de norte-americanos.
Trump deve revelar suas tarifas "recíprocas" destinadas a tratar de desequilíbrios comerciais em 2 de abril, atingindo potencialmente os produtos chineses com tarifas adicionais.
Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump já impôs tarifas de 20% sobre todas as importações chinesas, citando o fracasso de Pequim em conter o fluxo de precursores de fentanil.
Os EUA também adicionaram dezenas de entidades chinesas à sua lista de restrições de exportação na terça-feira, aumentando ainda mais as tensões com Pequim.
A China reagiu às tarifas dos EUA visando algumas importações norte-americanas, incluindo carvão, gás natural liquefeito e produtos agrícolas, com tarifas de até 15%.
(Reportagem de Ethan Wang, Yukun Zhang e Ryan Woo)
0 comentário

Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China

Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março

ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril

Sexta-feira Santa e Tiradentes na estrada: escolha pelo etanol traz economia de 30%, afirma Edenred Ticket log

Trump: Teremos um acordo comercial com a China