CNA debate tendências globais do mercado de frutas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na quarta (26), as tendências globais do mercado de frutas, durante a feira Fruit Attraction, realizada em São Paulo.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Barony, abordou os fatores que influenciam o mercado mundial de frutas e as oportunidades para o Brasil no setor.
“O país possui uma diversidade produtiva. Temos potencial de ampliar o mercado para frutas que já conquistaram mercado pela qualidade e sabor, como mangas e uvas. Mas também para conquistar mercado com frutas tipicamente brasileiras e que despertam a curiosidade de outros países, como o umbu e a jaca”, disse.
Segundo Letícia, o setor busca a diversificação da cesta de produtos para exportação e também dos mercados de destino, com o objetivo de diluir riscos de mercado. “A Ásia, por exemplo, é uma grande oportunidade”.
Durante o painel, a assessora também comentou sobre os acordos comerciais em andamento e que impactam a fruticultura brasileira. Ela destacou que os produtores que buscam profissionalização para acessar o mercado interno e externo conseguem diluir os riscos na comercialização.
“O mercado global traz maior segurança e estabilidade de preços, possibilitando investimento e aprimoramento, em qualidade e eficiência da atividade. O que beneficia também o consumidor nacional”, afirmou.
Participaram do painel o gerente Técnico e de Projetos na Abrafrutas, Jorge de Souza, e o analista técnico da Unidade de Competitividade do Núcleo de Agronegócio do Sebrae, Victor Ferreira.
0 comentário

Horti Resenha Podcast #94 - Como enfrentar os desafios de manejo contra as doenças fúngicas na safra da uva

Alta do cacau deve impactar os preços dos chocolates na Páscoa

Última parada nas estufas de produtores de tomate da Turquia

Costa do Marfim aumenta preço do cacau de meia-safra na fazenda em 22%

Produção de sementes de tomate na Turquia

Pepino comum é o produto destaque da semana (31/03 a 04/04) no atacado da CEAGESP