"A tecnologia transformará a realidade do agricultor brasileiro”, diz executivo do Grupo Datora
De acordo com informações apuradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio alcançou cerca de 22% em 2024, o que corresponde a uma participação relevante na economia brasileira. Considerando os constantes avanços tecnológicos, muitos negócios estão passando por remodelações internas para se adequarem às novas tecnologias transformadoras no ramo agrícola.
Muitos especialistas afirmam que a tendência é que os agricultores digitalizem mais os seus negócios durante o decorrer de 2025, para otimizarem as suas produções em busca de mais resultados. Confira abaixo alguns dos principais setores de transformação da aplicação da tecnologia no agronegócio:
A coleta de dados através de IoT: Grande parte dessa inovação pode ser usada na frente de IoT (do inglês, Internet das Coisas), como afirma o vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios do Grupo Datora, Samy Uziel: “A IoT pode ser capaz de coletar dados em diversas áreas do campo, ajudando no monitoramento da saúde das plantas, do clima e controle de pragas”.
O uso de IA no campo e a digitalização: A inteligência artificial (IA) pode ser utilizada para monitorar as lavouras, identificar doenças, prever a quantidade da safra e gerir a produção, além de auxiliar na tomada de decisões com base em dados, o que assegura opções mais assertivas capazes de aumentar a eficiência da produção e diminuir custos. Já a digitalização ajuda com a disponibilidade de softwares para a gestão, tanto do campo quanto do negócio, além de apoiar a seção de cotação de insumos, facilitando pedidos.
A mecanização das lavouras: Essa é uma tendência com uma crescente interessante. A mecanização auxilia no aumento da produtividade devido a maior demanda por alimentos, o uso de drones e sensores para irrigação inteligente é um exemplo de aplicabilidade na agricultura. “O uso de tecnologia se mantém necessário e relaxante para lidar com a demanda dos agricultores, além de aumentar a produtividade, a mecanização pode diminuir a necessidade por mão de obra humana e assegurar maior qualidade. Assim, a tecnologia poderá transformar a realidade do agricultor brasileiro”, diz Uziel.
0 comentário

Multilateralidade do comércio global foi rompida pelo tarifaço de Trump; atenção aos custos logísticos

Preços dos fertilizantes devem ser o grande vilão para a safra 25/26 de cana, diz Pecege

Tarifas dos EUA podem ser oportunidade ao agronegócio do Brasil, diz Fávaro

Sistema FAEP repudia avanço de invasão em propriedade no Oeste do Paraná

Petróleo cai 6% com tarifas de Trump e Opep+ acelerando aumentos de produção

Desatualização tecnológica: Alta taxa de juros prejudica crescimento do setor de máquinas agrícolas no Brasil