Açúcar/Cepea: O futuro da agricultura está nos bioinsumos, mas estamos preparados?
Em um cenário de crises ambientais, solos exauridos e uma demanda crescente por alimentos sustentáveis, os bioinsumos surgem como uma alternativa promissora para promover a agricultura regenerativa, reduzir a dependência de agroquímicos sintéticos e melhorar a saúde do solo, causando menos impactos ambientais negativos.
Segundo pesquisadores do Cepea, biofertilizantes, biodefensivos e inoculantes não são apenas substitutos ou complementos para insumos químicos tradicionais; são peças-chave para uma agricultura mais equilibrada, eficiente e amiga do meio ambiente. Eles oferecem uma solução viável para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável, ao mesmo tempo em que contribuem para a conservação dos recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas. Mas, apesar de seu potencial transformador, o mercado de bioinsumos ainda caminha a passos lentos e encontra dificuldades. E a pergunta que fica é: por quê?
A resposta pode estar em algo tão essencial, mas que pode estar sendo negligenciado: a informação. Pesquisadores do Cepea indicam que, sem dados confiáveis, produtores hesitam, investidores recuam e reguladores encontram barreiras para normatizar o setor. A ausência de informações estruturadas dificulta a adoção dos bioinsumos em larga escala, perpetuando a dependência de métodos convencionais que muitas vezes, degradam o solo e afetam a biodiversidade. Além disso, pesquisadores do Cepea destacam que políticas internacionais focadas no desenvolvimento de uma agricultura sustentável, adotadas por grandes parceiros comerciais do Brasil, exigem a transformação desse cenário rumo a uma agricultura mais ambientalmente responsável.
Nesta edição, você também confere:
O Papel da Informação no Mercado de Bioinsumos
Inovação e Sustentabilidade: A Essencial Dependência de Dados
Desafios Regulatórios: A Necessidade de Dados Concretos
O Futuro do Mercado de Bioinsumos: A Colaboração pela Informação
Panorama do Mercado de Açúcar
Paridade Mercado Interno e Externo de Açúcar
Análise de Vendas de Açúcar por Segmentos do Mercado Spot – atacado, varejo, empacotadoras e usinas - em estados do Centro-Sul e Nordeste
Índice Mensal de Preços Recebidos pela Indústria Sucroenergético Cepea (IPRIS - Cepea para São Paulo e Paraíba)
Valor de FOBização e valor de prêmio do açúcar branco Icumsa 150
Volume de exportação brasileira de Açúcar VHP e Branco, (kg) por estado para Janeiro/2025
Acesse: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/sucroenergetico-360-1.aspx
0 comentário

Açúcar volta a cair em NY e Londres com impacto da queda acentuada do petróleo

Açúcar/Cepea: A precificação de bioinsumos pelo Cepea/Esalq/USP: desafios e perspectivas para o estabelecimento de um mercado futuro

Preços do açúcar também sentem reflexo de tarifaço e fecham com baixas em NY e Londres

Canaoeste leva demandas cruciais de produtores ao Cana Summit 2025

Açúcar: moagem brasileira e chuvas levaram à correção de preços

Açúcar fecha com nova alta diante de mercado atendo ao clima brasileiro