Agrural: Colheita de soja ainda é lenta mesmo com melhora em MT
A colheita da safra 2024/25 de soja do Brasil conseguiu avançar com um pouco mais de fôlego na semana passada, puxada novamente pelo Paraná. Em Mato Grosso, a redução das chuvas ajudou, mas o atraso no estado ainda é grande e a soja chega aos armazéns com umidade alta.
Levantamento da AgRural mostra que 3,9% da área cultivada no país estava colhida até quinta-feira (23), índice mais baixo para esta época do ano desde a safra 2020/21. Uma semana antes, 1,7% da área estava colhida. Para o ano passado, o índice é de 10,8%.
O Paraná manteve-se na dianteira, seguido de longe por Mato Grosso do Sul. Nos dois estados, o ritmo da colheita é favorecido pelo tempo mais seco das últimas semanas, que encurtou o ciclo das lavouras, mas também reduziu as produtividades em algumas regiões.
Produção cai para 171 mi de toneladas
Na semana passada, a AgRural enviou a seus clientes uma nova revisão de sua estimativa de produção de soja na safra 2024/25 do Brasil, que agora é de 171 milhões de toneladas. O volume é meio milhão de toneladas inferior à estimativa do começo de dezembro devido a cortes de produtividade em Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
As reduções nesses estados, porém, foram parcialmente compensadas por um incremento em Mato Grosso, que tem excelente safra, apesar da possível perda de qualidade dos grãos caso as chuvas voltem a cair de forma constante e sem aberturas de sol durante o mês de fevereiro.
Ainda arrastado em MT, plantio da safrinha chega a 2,2% no Centro-Sul
A área estimada para a safrinha 2025 de milho do Centro-Sul do Brasil estava 2,2% semeada até quinta-feira (23), ante 0,3% na semana anterior e 11,4% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural. Com Mato Grosso ainda lento devido ao atraso na colheita da soja, quem puxa o ritmo é o Paraná.
Colheita de milho verão vai a 9% no Centro-Sul
A colheita do milho verão 2024/25 chegou na quinta-feira (23) a 9% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 4% uma semana antes e 12% um ano atrás, de acordo com dados levantados pela AgRural. Os trabalhos seguem concentrados nos estados do Sul, que plantam e colhem antes.
0 comentário

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira