Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo

Publicado em 08/01/2025 15:29

Logotipo Reuters

PEQUIM, 8 de janeiro (Reuters) - Um terremoto de magnitude 5,5 sacudiu partes da província chinesa de Qinghai na quarta-feira, com epicentro localizado perto da nascente do Rio Amarelo, o principal curso de água natural que serve o norte da China.

O vasto planalto Qinghai-Tibetano tem sido abalado por atividades sísmicas desde terça-feira, incluindo um terremoto mortal de magnitude 6,8 no sopé do Himalaia, no Tibete, e um terremoto menor de magnitude 3,1 em Sichuan.

O epicentro do terremoto de Qinghai, que ocorreu às 15h44 (08h44 GMT), foi localizado no condado de Madoi, na prefeitura de Golog, a uma profundidade de 14 km (8,7 milhas), de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC).

Ficava a cerca de 200 km a oeste da sede do condado de Madoi, uma cidade povoada principalmente por tibetanos , incluindo antigos pastores nômades e suas famílias que se reinstalaram em casas construídas pelo governo ao longo dos anos.

Terremotos são comuns ao longo das bordas do planalto Qinghai-Tibetano, que apresenta atividade sísmica, incluindo Madoi.

Um total de 102 terremotos de magnitude 3 ou superior foram registrados num raio de 200 km do terremoto de quarta-feira nos últimos cinco anos, de acordo com o CENC, com o maior atingindo uma magnitude de 7,4 em 2021.

O epicentro do terremoto de Qinghai na quarta-feira ficou cerca de 1.000 km a nordeste do terremoto no Tibete no dia anterior.

Ainda estamos no processo de fazer essas avaliações, tentando salvar vidas.


Reportagem de Ryan Woo; Edição de Christian Schmollinger e Jan Harvey

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário