Wall St sobe com impulso de ações de tecnologia e novo governo de Trump em foco
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta sexta-feira, com as ações de tecnologia se recuperando de uma série de perdas, enquanto os investidores se preparavam para possíveis mudanças políticas do novo governo de Donald Trump nos Estados Unidos.
O Dow Jones subia 0,53%, a 42.615,51 pontos. O S&P 500 tinha alta de 0,75%, a 5.912,53 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançava 1,00%, a 19.473,50 pontos.
Todos os 11 setores do S&P 500 estavam sendo negociados em território positivo, com o setor de tecnologia da informação subindo 1,3% após cair nas últimas quatro sessões. A Nvidia impulsionava os ganhos em todos os três índices.
Wall Street teve um início de ano ruim, com o S&P 500 e o Nasdaq fechando em baixa pela quinta sessão consecutiva na quinta-feira, contrariando uma tendência histórica em que os mercados obtêm ganhos nas últimas cinco sessões de dezembro e nas duas primeiras de janeiro.
Todos os três principais índices estavam no caminho certo para registrar quedas semanais de cerca de 1% cada.
Analistas destacaram a incerteza em torno das medidas que o governo de Trump poderá implementar, especialmente com seu Partido Republicano dominando o Congresso.
As propostas de Trump, que vão desde a redução dos impostos corporativos e a flexibilização das regulações até a imposição de tarifas e a contenção da imigração ilegal, podem aumentar os lucros das empresas e impulsionar a economia. Entretanto, elas também apresentam certos riscos.
"A principal questão na qual as pessoas começarão a se concentrar é se as decisões (de Trump) serão inflacionárias e, se forem, isso sinaliza que o Fed fará uma mudança abrupta de curso e começará a aumentar os juros", disse Peter Andersen, fundador da Andersen Capital Management.
Os operadores agora esperam que o Federal Reserve reduza a taxa de juros em cerca de 50 pontos-base este ano, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
No entanto, o que dificulta a justificativa para a redução dos juros é que os dados continuam sugerindo a resiliência da economia. Nesta sexta-feira, uma pesquisa mostrou que o setor industrial se aproximou da expansão em dezembro, com a produção subindo e o volume de novos pedidos crescendo ainda mais.
(Por Johann M Cherian e Pranav Kashyap em Bengaluru)
0 comentário
S&P 500 e Nasdaq fecham em alta, impulsionados por ações de tecnologia
Ibovespa sobe com esperanças de tarifas mais moderadas nos EUA
Dólar cai mais de 1% após notícia de que governo Trump pode moderar tarifas
Congresso dos EUA certifica vitória eleitoral de Trump para posse em 20 de janeiro
Síria não pode importar trigo ou combustível devido a sanções dos EUA, diz ministro
Exportações de arroz da Tailândia devem cair 25% em 2025, diz associação