Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
(Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou nesta segunda-feira que mais de 3 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos na região de Kursk, na Rússia, e alertou que Pyongyang pode enviar mais pessoal e equipamentos para o exército de Moscou.
"Há o risco de a Coreia do Norte enviar mais soldados e equipamentos militares para o exército russo", disse Zelenskiy na plataforma X, após receber um relatório de seu principal comandante militar, Oleksandr Syrskyi.
"Teremos respostas concretas a isso", acrescentou.
A estimativa de perdas norte-coreanas é maior do que a fornecida pelo Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, que informou nesta segunda que pelo menos 1,1 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.
A avaliação está alinhada com um relatório da semana passada da agência de inteligência da Coreia do Sul, que indicou cerca de 100 mortes e mais 1 mil feridos na região.
Zelenskiy destacou que citou dados preliminares. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos sobre as perdas em combate.
A Rússia não confirmou nem negou a presença de norte-coreanos em seu lado. Pyongyang inicialmente descartou os relatos sobre o envio de tropas como "notícias falsas", mas um funcionário norte-coreano declarou que qualquer envio desse tipo seria legal.
(Por Yuliia Dysa)
0 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior