Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia

Publicado em 23/12/2024 14:29 e atualizado em 23/12/2024 15:22

Logotipo Reuters

(Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou nesta segunda-feira que mais de 3 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos na região de Kursk, na Rússia, e alertou que Pyongyang pode enviar mais pessoal e equipamentos para o exército de Moscou.

"Há o risco de a Coreia do Norte enviar mais soldados e equipamentos militares para o exército russo", disse Zelenskiy na plataforma X, após receber um relatório de seu principal comandante militar, Oleksandr Syrskyi.

"Teremos respostas concretas a isso", acrescentou.

A estimativa de perdas norte-coreanas é maior do que a fornecida pelo Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, que informou nesta segunda que pelo menos 1,1 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.

A avaliação está alinhada com um relatório da semana passada da agência de inteligência da Coreia do Sul, que indicou cerca de 100 mortes e mais 1 mil feridos na região.

Zelenskiy destacou que citou dados preliminares. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos sobre as perdas em combate.

A Rússia não confirmou nem negou a presença de norte-coreanos em seu lado. Pyongyang inicialmente descartou os relatos sobre o envio de tropas como "notícias falsas", mas um funcionário norte-coreano declarou que qualquer envio desse tipo seria legal.

(Por Yuliia Dysa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário