Kiev está pronta para fornecer alimentos à Síria com suspensão do fornecimento russo
Por Pavel Polityuk
KIEV (Reuters) - A Ucrânia, produtora e exportadora global de grãos e sementes oleaginosas, está pronta para fornecer alimentos à Síria após a queda de Bashar al-Assad, disse o ministro ucraniano da Agricultura, Vitaliy Koval, à Reuters nesta sexta-feira.
Fontes russas e sírias disseram anteriormente que o fornecimento de trigo russo para a Síria havia sido suspenso devido à incerteza sobre o novo governo e aos atrasos nos pagamentos.
A Síria importou alimentos da Rússia durante a era Assad e não está claro como as relações entre Damasco e Moscou tomarão forma sob o novo governo.
"Onde for difícil, temos que estar lá com nossos alimentos. Estamos abertos para fornecer nossos alimentos e, se a Síria precisar de alimentos, estaremos lá", disse Koval à Reuters.
As exportações da Ucrânia foram afetadas pela invasão russa em fevereiro de 2022, que reduziu drasticamente as remessas pelo Mar Negro. Desde então, a Ucrânia rompeu um bloqueio marítimo de fato e reviveu as exportações de seus portos de Odesa, no sul.
Kiev tradicionalmente exporta trigo e milho para países do Oriente Médio, mas não para a Síria.
Os comerciantes dizem que apenas cerca de 6.000 toneladas métricas de milho ucraniano chegaram ao mercado sírio na temporada 2023/24, de um volume total de exportação de milho de 29,4 milhões de toneladas.
No entanto, pequenas parcelas de grãos de origem ucraniana podem ter chegado à Síria de países vizinhos, mas não foram capturadas por essas estatísticas, disseram os analistas.
Desde a queda de Assad, um aliado próximo da Rússia, Kiev expressou o desejo de restaurar as relações com a Síria.
O ministro das Relações Exteriores, Andriy Sybiha, disse que Kiev estava pronta para "preparar o caminho para a restauração das relações no futuro e reafirmar nosso apoio ao povo sírio".
0 comentário

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária