Queda nos preços internacionais impulsiona recuo dos preços do arroz no Brasil
Segundo o CEPEA, os preços do arroz no Brasil intensificaram o movimento de queda em novembro, com uma desvalorização acumulada de 7,3% até o dia 20. No Rio Grande do Sul, principal estado produtor, o arroz em casca registrou preços de USD 406/ton, ainda 26% superiores aos praticados nos Estados Unidos (USD 321/ton, de acordo com o CME). Essa disparidade pode pressionar as cotações do cereal no mercado interno, conforme análise do relatório Agro Mensal do Itaú BBA.
A safra 2024/2025 segue em bom ritmo, o IRGA informa que a semeadura no Rio Grande do Sul atingiu 84% na segunda semana de novembro, com destaque para a fronteira Oeste, que já alcançou 93% da área prevista. Em Santa Catarina, o plantio também está avançado, com 96% da área já semeada até 17 de novembro. As chuvas favoráveis no Sul contribuem para o bom desenvolvimento da cultura, com o plantio em linha com a média histórica.
Segundo a CONAB, a produção nacional de arroz para a safra 2024/2025 deve atingir 12,0 milhões de toneladas (em casca), 14% superior à safra anterior. Este crescimento é impulsionado tanto pela melhora na produtividade quanto pelo aumento de 10% na área plantada (162 mil hectares), concentrado principalmente no Rio Grande do Sul. Vale destacar que a estimativa de área plantada pela CONAB (988 mil hectares) é superior à do IRGA (948 mil hectares), mas ambas indicam maior oferta e elevação dos estoques.
Em São Paulo, maior mercado consumidor, o preço do arroz agulhinha T1 recuou 2,4% no mês, sendo comercializado a R$ 161/fardo (30 kg). Essa queda nos preços ao consumidor vem ampliando as margens de contribuição da indústria, que subiram para 8% e se aproximam da média histórica de 12%. A expectativa é de que essas margens continuem a melhorar caso os preços pagos aos produtores sigam em declínio.
0 comentário

Mercado global de grãos e oleaginosas oscila entre otimismo comercial e riscos estruturais, aponta Hedgepoint

Produtores intensificam atividades de preparo para plantio de culturas de inverno

Mesmo com oferta abundante e potencial de recordes de produção, mercado do arroz no Brasil enfrenta redução da demanda interna e externa

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária