Minério de ferro cai em Dalian por decepção com pacote de estímulo de Pequim
SINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta segunda-feira para o nível mais baixo em mais de duas semanas, com o mais recente pacote de estímulo da China decepcionando os investidores, enquanto dados econômicos mais suaves e a oferta firme de minério aumentaram a pressão sobre os preços.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 2,87%, a 762,0 iuanes (106,10 dólares) a tonelada.
Mais cedo, o contrato chegou a recuar 3,5%, para 754,0 iuanes, o nível mais baixo desde 25 de outubro.
O minério de ferro de referência para dezembro na Bolsa de Cingapura caía 1,91%, a 100,6 dólares por tonelada.
A China divulgou na sexta-feira um pacote de dívida de 10 trilhões de iuanes (1,40 trilhão de dólares) para aliviar tensões relacionadas a financiamento de governos locais e estabilizar o crescimento econômico em declínio, enquanto enfrenta uma nova pressão da reeleição de Donald Trump como presidente dos EUA.
O pacote decepcionou os investidores, que esperavam que a China anunciasse amortecedores fiscais adicionais para evitar outra rodada de tensões sino-americanas e barreiras comerciais.
"A troca de dívida não se traduzirá diretamente em crescimento", disseram os analistas do ANZ.
A falta de estímulo fiscal direto implica que os formuladores de políticas deixaram espaço para avaliar o impacto das políticas do próximo governo dos EUA, acrescentou o ANZ.
"O mercado agora mudará o foco para a reunião do Politburo e a Conferência Central de Trabalho Econômico em dezembro, onde esperamos que mais medidas anticíclicas pró-consumo sejam anunciadas."
Enquanto isso, as importações chinesas de minério de ferro continuaram a surpreender, com os volumes ficando acima de 100 milhões de toneladas na semana passada, disseram os analistas do ANZ.
(Reportagem de Gabrielle Ng)
0 comentário
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia