Dólar salta e bitcoin atinge máxima recorde com "Trump trade"
Por Kevin Buckland
TÓQUIO (Reuters) - O dólar caminhava nesta quarta-feira para seu maior ganho diário ante seus pares fortes desde março de 2020 e o bitcoin saltou para uma máxima recorde, à medida que investidores reagiam aos resultados da eleição presidencial dos Estados Unidos, com o republicano Donald Trump próximo de garantir a vitória.
O ex-presidente estava à frente da vice-presidente democrata, Kamala Harris, por 266 a 219 votos no Colégio Eleitoral, depois de conquistar Estados cruciais, como a Geórgia e a Pensilvânia, com base em projeções da Edison Research. São necessários 270 votos no Colégio Eleitoral para ganhar a Presidência.
A alta da moeda dos EUA começou após as primeiras indicações de uma vitória republicana na Geórgia e ganhou ritmo ao longo da noite.
O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 1,58%, a 105,000.
As promessas de Trump sobre tarifas e imigração são vistas como inflacionárias por analistas, o que é favorável para o dólar.
O bitcoin subiu até 8,63% para atingir uma máxima recorde de 75.120 dólares. Trump é considerado um defensor mais ativo das criptomoedas do que Kamala.
"Embora ainda faltem votos para serem contados, à medida que Trump se aproxima da vitória, o índice do dólar ganhou força", disse James Kniveton, negociador sênior de câmbio corporativo da Convera.
O dólar tinha alta de 1,57% em relação ao iene, a 153,98.
O euro era negociado a 1,0744 dólar, em queda de 1,69% no dia.
0 comentário
Trajetória de corte de juros do Fed deve ser mais superficial após a eleição de Trump
Hezbollah diz que conversas indiretas sobre cessar-fogo só serão possíveis se Israel parar ataques
Presidente do México aguardará apuração oficial para reconhecer vencedor de eleição nos EUA
Especialista em segurança diz que Rússia dará mais passos na "escada" nuclear
Ibovespa recua mais de 1% após vitória de Trump; Gerdau salta 6%
O que está em jogo para os mercados globais com Presidência de Trump