Atividade de serviços da China acelera com melhora das condições, mostra PMI do Caixin
PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu no ritmo mais rápido em três meses em outubro, impulsionada pelos primeiros sinais de que o grande estímulo de Pequim estava ajudando a melhorar as condições de negócios, segundo uma pesquisa do setor privado divulgada nesta terça-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 52,0 em outubro, de 50,3 no mês anterior. A marca de 50 separa expansão de contração em uma base mensal.
Esse resultado coincidiu com o PMI oficial divulgado na semana passada, que mostrou que a atividade não manufatureira, incluindo serviços e construção, voltou a expandir.
A economia da China cresceu no terceiro trimestre no ritmo mais lento desde o início de 2023, com o setor imobiliário mostrando poucos sinais de estabilização, enquanto Pequim corre para atingir sua meta de crescimento para este ano.
Pequim lançou medidas de estímulo monetário e de apoio ao setor imobiliário em setembro. Pouco depois, uma reunião dos principais líderes do Partido Comunista, o Politburo, prometeu os "gastos necessários" para levar o crescimento de volta aos trilhos.
A pesquisa mostrou que o volume de novos negócios aumentou de 51,0 em setembro para 52,1. No entanto, a expansão da entrada de novos negócios vindos do exterior diminuiu.
Foram observadas pressões sobre a capacidade produtiva, já que os novos negócios aumentaram o acúmulo de trabalho. Como resultado, os provedores de serviços aumentaram seus níveis de emprego pelo segundo mês consecutivo.
O crescimento dos preços de insumos desacelerou para um recorde de baixa de três meses, embora as empresas ainda estejam lutando contra o aumento dos custos de materiais e de energia.
A confiança geral aumentou para o seu ponto mais alto em cinco meses, com algumas empresas aumentando os esforços promocionais para apoiar o crescimento das vendas no ano seguinte.
Juntamente com o PMI do setor industrial, o PMI Composto Global do Caixin/S&P subiu de 50,3 em setembro para 51,9.
(Reportagem de Liangping Gao e Ryan Woo)
0 comentário
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia