BRF Arabia anuncia aquisição de fatia em empresa saudita do setor avícola por US$84,3 mi
SÃO PAULO (Reuters) - A BRF Arabia, joint venture formada pela empresa brasileira alimentos e a saudita Halal Products Development Company (HPDC), anunciou nesta quinta-feira contrato que prevê a aquisição de 26% da Addoha Poultry Company, empresa avícola da Arábia Saudita, por 84,3 milhões de dólares.
A operação, afirmou a BRF Arabia, representa um marco importante para a companhia brasileira, que agora estreia na produção de carne de frango local para se consolidar como uma das principais parceiras da Arábia Saudita em sua agenda de segurança alimentar.
"Por meio da nossa experiência como um dos principais líderes globais na produção de frango, pretendemos contribuir para desenvolvimento da Addoha em todos os aspectos das operações, desde qualidade e eficiência até inovação e sustentabilidade", disse o vice-presidente de Mercado Halal da BRF e Chairman da BRF Arabia, Igor Marti.
A BRF detém participação 70% na joint venture, enquanto a HPDC, subsidiária de um fundo soberano saudita, tem 30%.
"Esse investimento concretiza a estratégia de tornar a BRF referência no setor de proteína animal no mercado saudita e ser inserida de forma permanente na agenda de segurança alimentar do Reino, com um ecossistema de distribuição própria, marcas fortes, além do apoio de nossa fábrica em Damã", acrescentou o CEO da BRF, Miguel Gularte.
Para Salah Homidan, chairman da Addoha, "a parceria se alinha perfeitamente aos planos de expansão da empresa de ampliar as operações e melhorar sua capacidade de fornecer produtos halal, fabricados conforme as orientações da religião islâmica.
A Arábia Saudita é um dos principais consumidores do mercado halal do mundo. A Sadia é líder de mercado na categoria de frangos e reconhecida como a marca preferida na região.
As empresas não divulgaram detalhes sobre os planos de expansão.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina