Abrafrutas celebra 10 anos de história ao promover a fruticultura brasileira no mundo
Em 2024, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) comemora uma década de atuação na defesa, promoção e fortalecimento da fruticultura nacional. Desde sua fundação, em 2014, a Abrafrutas tem sido uma força motriz para o setor, unindo produtores e exportadores em torno de um objetivo comum: levar as frutas brasileiras para o mundo e consolidar o Brasil como um dos maiores fornecedores globais.
Nos últimos 10 anos, a Abrafrutas estabeleceu parcerias estratégicas com instituições de peso, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária (FPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essas alianças foram cruciais para o sucesso dos projetos que impulsionaram a abertura de novos mercados internacionais e para a promoção de práticas mais sustentáveis e inovadoras no setor.
Uma das grandes conquistas desses anos foi o marco histórico alcançado em 2021, quando a Abrafrutas celebrou o primeiro bilhão de dólares em exportações de frutas brasileiras. Esse resultado reflete o crescimento contínuo da fruticultura brasileira e a demanda internacional pela qualidade de nossos produtos.
"Estamos celebrando uma década de sucesso e de muito trabalho. Desde o início, nosso foco sempre foi fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura e abrir portas no mercado internacional. Graças às parcerias que firmamos e ao empenho dos nossos associados, o Brasil hoje é reconhecido pela qualidade de suas frutas e pela capacidade de abastecer o mercado global o ano inteiro," afirma o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.
Entre os projetos de destaque está o Projeto Frutas do Brasil, em parceria com a ApexBrasil, que ampliou a visibilidade das frutas brasileiras em feiras internacionais e promoveu oportunidades de negócios em mercados estratégicos. Além disso, a Abrafrutas tem liderado iniciativas voltadas para a sustentabilidade e boas práticas ambientais, com ênfase em questões de ESG (ambiental, social e de governança), focando em uma produção mais sustentável e com menos impacto ambiental.
Segundo a diretora de ESG da Abrafrutas, Priscilla Nasrallah, o atual projeto de ESG representa um avanço significativo para o setor:
"O compromisso da Abrafrutas com a sustentabilidade é cada vez maior. Temos trabalhado para garantir que a produção de frutas brasileiras siga os mais altos padrões de responsabilidade ambiental e social. Nosso objetivo é continuar fomentando boas práticas, levando em consideração o bem-estar dos trabalhadores, a preservação do meio ambiente e a governança eficiente", explica a diretora de ESG.
O diretor institucional e sócio fundador da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, que também foi o primeiro presidente da instituição, destaca o crescimento exponencial da entidade ao longo dessa década:
"Quando fundamos a Abrafrutas, nossa visão era unir forças para dar visibilidade ao setor. Hoje, com o apoio de grandes parceiros, conseguimos colocar o Brasil no centro da fruticultura mundial e gerar oportunidades para pequenos, médios e grandes produtores", disse Barcelos
Para produtor de manga, Paulo Dantas, da empresa associada Agrodan, o apoio da Abrafrutas foi essencial para expandir a exportações de frutas. "A Abrafrutas nos deu acesso a mercados internacionais, por meio da participação de feiras, rodadas de negócios e outros meios que nos possibilitaram aumentar nosso networking de forma a expandir nossas negociações, além do apoio institucional e nos desafios do nosso dia a dia. Isso fez toda a diferença para o crescimento do meu negócio e de muitos outros produtores".
Com uma trajetória marcada por grandes realizações, a Abrafrutas irá celebrar seus 10 anos no próximo dia 21 de novembro, com uma festa especial. O evento reunirá diversas pessoas que foram fundamentais para construir e fortalecer a trajetória da associação, incluindo membros, parceiros e autoridades que contribuíram para o sucesso e o crescimento da entidade ao longo dos anos. O evento contará também com a presença de entidades parceiras que apoiaram e ajudaram a entidade abrir novos caminhos para o setor de frutas no Brasil. Segundo o presidente da Associação, será um momento de homenagem, união e agradecimento a todos que fazem da Abrafrutas uma referência nacional.
0 comentário
Mandioca/Cepea: Com muitas fecularias em recesso, oferta de raiz supera demanda
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp