Conversa de Cerca Podcast #145 - Evento foca em conectar investidores a projetos do agronegócio e pode ser modelo para superar momentos de crise
Conversa de Cerca Podcast #145 - Evento foca em conectar investidores a projetos do agronegócio e pode ser modelo para superar momentos de crise
O crescimento da economia brasileira em 2023 foi impulsionado por um aumento de 15% na agropecuária, o maior já registrado na série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse avanço significativo contribuiu para que o PIB do país crescesse 2,9%, o que destaca a importância do setor como um dos principais motores do desenvolvimento econômico nacional. Em linha com esse crescimento, no dia 12 de novembro de 2024, São Paulo receberá uma rodada de negócios focada no agronegócio, promovida pela empresária Jennifer Chen, CEO da JC Capital e especialista em captação de investimentos.
A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, reconhecida como a capital nacional do agronegócio segundo a Lei Federal 12.724 de 16 de outubro de 2012, terá destaque especial no evento. O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, estará presente para apresentar a cidade em números, destacando a liderança na produção de soja mundial e de milho a nível nacional, conforme dados da Conab e do IBGE, respectivamente. Além disso, Sorriso ocupa a terceira posição como a maior economia do estado do Mato Grosso, com um PIB a preços competitivos que atinge R$ 8,3 bilhões.
O Mato Grosso, com 11,8 milhões de hectares de área cultivada, apresenta um potencial significativo de expansão agrícola. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) prevê que, em 2032, a produção de soja, milho e algodão no estado poderá atingir 148,22 milhões de toneladas. "Todo esse cenário reforça a posição da região como um dos principais motores do agronegócio brasileiro, destacando inúmeras oportunidades de crescimento e inovação a serem exploradas”, afirma Jennifer Chen.
O evento também conta ainda com a participação de importantes agritechs que abordarão a aplicação de tecnologia dentro do agronegócio. Destaque para a relevância desse setor em um cenário de 1.953 agritechs no Brasil, com um crescimento anual de 14,7%, segundo dados do Radar Agtech Brasil 2023, produzido pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting. Além disso, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) traz conteúdos sobre inovação e sustentabilidade. Outra presença nesta rodada de negócios é a aceleradora de projetos e startups agritechs Cyklo. Investida por produtores rurais e empresários da área, a aceleradora busca conhecer negócios motivados por aumentar a produtividade do agronegócio através da inovação.
Com a intenção de conectar pessoas, negócios e investidores, a idealizadora por trás da rodada de negócios focada no agronegócio é Jennifer Chen. A empresária se destaca como uma das poucas mulheres à frente do mercado de captação de investimentos. “A importância do setor agro para a economia brasileira é indiscutível, os investimentos nessa área são essenciais para alavancar principalmente a inovação tecnológica. Conectar projetos promissores com grandes investidores não só potencializa o desenvolvimento econômico, mas também fortalece nossa posição no cenário global do agronegócio”, explica Jennifer Chen, CEO da JC Capital.
0 comentário
Comércio de café do Vietnã está calmo em meio a feriados, chuva prejudica colheita
Nesta 5ª feira (26), negócios serão retomados às 11h30 em Chicago; NY e Londres não operam com feriado
Safra russa cai 13% em 2024, mostram dados oficiais
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília