Aprosoja MT fortalece relações comerciais e sustentáveis com a China
Nesta segunda-feira (28.10), a delegação da Aprosoja Mato Grosso iniciou uma missão na China com o objetivo de estreitar laços comerciais e discutir a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. A comitiva inclui o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, e outros diretores, que participam de uma série de encontros com autoridades e representantes de instituições chinesas.
A primeira agenda foi na Embaixada do Brasil em Beijing, onde a delegação foi recebida pelo embaixador Marcos Galvão e três adidos. Durante a reunião, o presidente da Aprosoja MT enfatizou a importância de promover a sustentabilidade do agro brasileiro globalmente, abordando pesquisas sobre sequestro de carbono e discutindo acordos que beneficiam a cadeia de suprimentos de soja e milho entre Brasil e China.
“Conversamos com o nosso embaixador e também com nossos adidos agrícolas, para entender o que a China espera de nós, como ver o futuro do mercado da soja e do milho”, aponta Lucas.
O embaixador Marcos Galvão destacou a continuidade das políticas de importação e exportação, mesmo com a alternância de poder, e ressaltou a importância do diálogo sobre sustentabilidade. “É um bom momento para abrir um diálogo, apresentando dados e mostrando a segurança do Brasil como supridor”, afirmou Galvão.
Em seguida, a comitiva visitou a Longping CITIC, onde o presidente Liu Zhiyong mencionou os números da China. Cerca de 90 milhões de toneladas de soja e 20 milhões de toneladas de milho são importadas pelo país anualmente, reconhecendo o Brasil como parceiro estratégico. A discussão incluiu também oportunidades de cooperação em pesquisa e logística.
Por fim, a delegação se reuniu com o presidente da CFNA, Sr. Cao Derong, que elogiou os resultados do projeto Guardião das Águas e expressou interesse em trabalhar com a Aprosoja MT na certificação da soja sustentável. O presidente da Aprosoja MT destacou o programa Soja Legal, já reconhecido pelo MAPA, e apresentou os principais projetos da entidade, evidenciando práticas sustentáveis e números de produtividade em soja e milho.
“Os produtores mato-grossenses estão preparados e nós estamos mostrando isso para que, cada vez mais, Mato Grosso consiga alcançar novos mercados, tenha espaço diante das exigências do comércio internacional e ocorra a valorização dos nossos grãos”, acrescenta Lucas.
A visita representa um marco para a Aprosoja MT na busca por uma colaboração mais robusta com o mercado chinês, promovendo a sustentabilidade e a inovação no agronegócio brasileiro. Vale ressaltar que além do presidente da Aprosoja MT, a comitiva está composta pelo diretor administrativo da entidade, Diego Bertuol; o diretor financeiro, Nathan Belusso; o vice-presidente sul, Fernando Ferri; o vice-presidente oeste, Luiz Otávio Tatim; o diretor executivo, Wellington Andrade e o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore.
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados