Programa Pró-Trator: pai e filho são primeiros produtores rurais beneficiados com financiamento de tecnologia agrícola
A agricultura é uma tradição familiar para Cesar Natal Fadel, de 51 anos, e seu filho Matheus Felipe Fadel, de 23. Produtores rurais em Conchal, no interior de São Paulo, eles enfrentam não apenas a responsabilidade de manter o legado das gerações anteriores, mas também os desafios comuns do setor: a desuniformidade do nascimento da soja e o comprometimento da produtividade. Para lidar com essas questões, pai e filho decidiram investir em uma plantadeira capaz de otimizar a distribuição das sementes e, consequentemente, melhorar os resultados da colheita. Com o apoio do Sicredi, instituição financeira cooperativa pioneira na operação do programa Pró-Trator do Governo do Estado de São Paulo, eles foram os primeiros a receber o financiamento para aquisição do implemento agrícola.
"Fomos atrás de uma plantadeira com toda tecnologia necessária para superarmos as dificuldades, levando em consideração o tipo do nosso solo e o declive de nossos talhões", detalha Cesar. Para financiar essa aquisição, eles recorreram ao programa lançado em maio de 2024 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Com a previsão de liberação de R$ 60 milhões em subsídios apenas em 2024, o Pró-Trator visa ajudar pequenos e médios produtores a modernizar suas operações, financiando a aquisição de tratores e implementos agrícolas. “A aquisição de máquinas agrícolas tem se tornado cada vez mais difícil, especialmente devido às altas taxas de juros. O Pró-Trator nos deu a chance de obter um desconto considerável, facilitando a compra da máquina ideal para a nossa realidade”, complementa o produtor rural.
Apoio que faz a diferença
Parceiro dos produtores rurais há mais de um século e credenciado junto ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), o Sicredi foi a primeira instituição financeira do Brasil a operar o programa Pró-Trator. Desde sua adesão, a instituição já contabilizou 56 operações contratadas, totalizando R$ 10,1 milhões em financiamentos de junho a setembro deste ano no estado de São Paulo. Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias, essa colaboração é essencial. “Nosso compromisso é proporcionar aos associados o suporte necessário para modernizar suas operações e aumentar a produtividade. Acreditamos que, ao facilitar o acesso a recursos, estamos ajudando pequenos e médios produtores a enfrentar os desafios com mais confiança e inovação”, destaca Gilson.
Os benefícios gerados pelo Sicredi no campo são amplamente reconhecidos por produtores rurais como Cesar e Matheus. Com o financiamento obtido pelo Pró-Trator, eles conseguiram investir em uma plantadeira Stara, conhecida por sua eficiência em uma variedade de condições de solo. "Nada disso seria possível sem os serviços prestados pelos colaboradores da Sicredi Dexis. Eles pacientemente nos explicaram e orientaram durante todo o processo, desde a documentação até a obtenção do crédito, sempre com transparência e agilidade", compartilha Matheus.
De olho no futuro
A busca pela modernização no campo é uma constante para os agricultores que desejam se destacar em um setor cada vez mais competitivo. Com o olhar voltado para os desafios e as oportunidades, o gerente de Negócios Agro da Sicredi Dexis, Everton Oliveira, dedica-se a estreitar laços com os associados. "Estamos sempre próximos dos produtores rurais para compreender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Nosso compromisso é ajudar os associados a enfrentar os obstáculos do setor, fornecendo não apenas recursos financeiros, mas também orientações práticas que façam a diferença em suas operações e resultados”, explica Everton.
Para Cesar e Matheus, o legado da família é sustentado por um compromisso constante com parcerias e apoios que permitem a preservação das boas práticas. “Nossa história na agricultura é geracional, e nem sei dizer qual foi o primeiro agricultor da nossa família. Hoje, tenho meus dois filhos comigo, e tento passar a eles todo o conhecimento que meu falecido pai me deixou, para que, da mesma forma, eles possam fazer isso futuramente. Claro que isso é feito com a intenção de aperfeiçoar e melhorar ainda mais essas práticas, incorporando a tecnologia que os tempos modernos nos proporcionam”, finaliza Cesar.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Retrospectiva 2024: Emater impulsiona negócios de 844 famílias com o Fomento Rural em Goiás