HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da soja alcança cerca de 16% da área total em Mato Grosso do Sul

Publicado em 16/10/2024 11:40
A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 22,2%

De acordo com o Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, até a data de 11/10/2024, a área plantada alcançou 15,6%, em Mato Grosso do Sul. 

“A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 22,2%, enquanto a região centro está com 7,2% e a região norte com 1,15% de média. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Projeto SIGA-MS, é de aproximadamente 702 mil hectares”, aponta o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta.

A porcentagem de área plantada na safra 2024/2025, encontra-se superior em aproximadamente 7,4 pontos percentuais em relação à safra 2023/2024, para a data 11 de outubro.

De acordo com o SIGA-MS, os municípios mais avançados no plantio são: Sete Quedas, com 55% da área estimada, Aral Moreira, com 50%, seguidos por Amambai, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã, ambos com 45%.

Projeções

A expectativa nesta safra é que a área seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare. Gerando a expectativa de produção de 13,977 milhões de toneladas. A perspectiva é baseada na média dos últimos 5 anos.

O sucesso no cultivo da soja em Mato Grosso do Sul está profundamente ligado às condições climáticas específicas.  "Táticas, como o escalonamento do plantio, são cruciais para atenuar vulnerabilidades associadas às adversidades climáticas que podem prejudicar o desenvolvimento da soja".

Com base nos registros dos últimos cinco anos, espera-se que a maior parte da safra seja semeada entre os meses de outubro e novembro. Historicamente, uma janela de plantio concentrou-se entre os dias 18 de outubro e 8 de novembro, período durante o qual aproximadamente 70% da semeadura foi realizada.

Previsão do Tempo

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS  (Cemtec-MS), há previsão de chuvas com acumulados entre 30 e 100 mm, principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do estado, até o final do mês de outubro. 

Na última semana, os maiores acumulados de chuva ocorreram no município de Juti e Caarapó, com acumulados de 85,6 mm e 83,6 mm, respectivamente.

A presença do fenômeno La Niña torna o volume de chuva incerto na região Centro-Oeste do Brasil. Atualmente, o MS está sob influência de um La Niña de intensidade fraca a moderada, onde o clima pode ser afetado por outros fenômenos, como frentes atmosféricas e ciclones tropicais. Desse modo, as precipitações no estado serão determinadas por um conjunto de fatores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário