Abramilho recebe delegação argentina para apresentar entidade e mercado brasileiro do milho
A Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo foi convidada para uma visita à Embaixada da Argentina para participar de evento com uma delegação composta por deputados, senadores e produtores. O objetivo foi apresentar a Abramilho ao grupo, além de mostrar como os setores de milho e sorgo estão organizados no Brasil. A entidade foi representada pelo presidente Paulo Bertolini; pelo diretor, Otávio Canesin; pelo diretor executivo, Glauber Silveira e pelo assessor técnico, Daniel Rosa.
Durante o encontro, o presidente da Abramilho, Paulo Bertolini, destacou a importância da atuação da entidade não apenas na defesa de interesses do setor junto ao governo, mas também em missões internacionais que visam abrir novos mercados. “A associação está constantemente engajada na defesa das demandas dos produtores. Além de trabalhar suas pautas com o governo brasileiro, a Abramilho já realizou 22 missões para outros países”, afirma Bertolini.
Ao abordar o cenário do consumo do milho nos últimos anos nos dois países, o presidente ressaltou que, enquanto o Brasil destinou 67% de sua produção para o mercado interno, na Argentina esse número foi de apenas 29%. “Isso demonstra que o país vizinho tem um grande potencial para expandir seu consumo doméstico, criando novas oportunidades de crescimento para seu setor agrícola”, explicou.
Segundo o diretor da entidade, Otávio Canesin, o encontro foi mais uma oportunidade para fortalecer a relação já existente entre os países. “A Abramilho atua diretamente com a Aliança Internacional do Milho (Maizall), uma organização que reúne Brasil, Argentina e Estados Unidos para fortalecer o comércio internacional do grão. Como dois dos maiores produtores e exportadores globais, Brasil e Argentina têm uma longa história de cooperação para a defesa de uma produção sustentável e para impulsionar a competitividade do milho nos mercados internacionais. E, agora, tivemos mais uma oportunidade para reforçar essa parceria estratégica”.
No período da tarde, a delegação argentina visitou a sede da Abramilho e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). O diretor executivo Glauber Silveira, falou sobre a importância da ocasião. “Ter a oportunidade de apresentar a estrutura da nossa entidade e dos nossos representantes políticos para a delegação internacional foi extremamente importante, pois mostrou como o Brasil está organizado e comprometido com a expansão e o fortalecimento do setor”, destacou o diretor.
O assessor técnico da Abramilho, Daniel Rosa, chamou atenção para o fortalecimento das relações internacionais e oportunidades que encontros como estes geram. “A cooperação entre os países ficou ainda mais evidente, o que é de grande benefício para todo o nosso setor. A Argentina é um parceiro estratégico de longa data, e reforçar essa colaboração é essencial para o avanço de ambos os mercados. A Abramilho está sempre comprometida em participar de encontros como este, que ampliam nossas conexões globais e fortalecem o nosso agro”, explicou.
0 comentário
Milho: Segunda safra deve crescer em 2025; especialista dá dicas
Preço do milho na B3 tem leve recuo nesta terça-feira, mas cotações seguem sustentadas
Plantio da safrinha de milho vai a 2% no Paraná, enquanto colheita de verão ainda não soma 1%
Futuros do milho próximos da estabilidade nesta terça-feira
Preço do milho melhora e comercialização avança no Mato Grosso
Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab