Argélia pode comprar 3 mi t de trigo russo na temporada após excluir França

Publicado em 09/10/2024 14:33

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - As compras de trigo russo pela Argélia podem chegar a 3 milhões de toneladas métricas nesta temporada, depois que uma grande parte das 510 mil toneladas compradas pela agência estatal de grãos do país africano em uma licitação em 8 de outubro foi concedida à Rússia, disse um missão comercial russa.

"Se a tendência atual continuar, o fornecimento de grãos russos para a Argélia pode chegar a 3 milhões de toneladas até o final da temporada", disse a missão comercial em um comunicado na quarta-feira.

A declaração foi feita depois que a Argélia excluiu as empresas francesas de uma licitação de importação de trigo e exigiu que as participantes não oferecessem trigo de origem francesa, de acordo com fontes comerciais, em aparentes consequências das novas tensões diplomáticas entre Argel e Paris.

A Argélia é um dos maiores compradores de trigo do mundo e, por muitos anos, a França foi, de longe, seu maior fornecedor.

A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, aspira a se tornar uma superpotência agrícola, com o presidente Vladimir Putin ordenando um aumento de 50% nas exportações agrícolas até 2030.

A missão comercial disse que a Argélia comprou 978.000 toneladas de trigo da Rússia em julho-setembro, os três primeiros meses da atual temporada de exportação.

O país do norte da África está entre os cinco maiores importadores de trigo russo, juntamente com Egito, Arábia Saudita, Irã e Turquia.

O presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, que conquistou um segundo mandato no mês passado, visitou a Rússia em junho de 2023 para uma reunião com Putin, que disse que os laços entre os dois países eram "estratégicos".

(Reportagem de Gleb Bryanski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário