Ucrânia semeia 944.500 hectares de grãos de inverno da safra de 2025, diz ministério
KIEV (Reuters) - Os agricultores ucranianos semearam até o momento 944.500 hectares de grãos de inverno para a safra de 2025, informou o Ministério da Agricultura ucraniano nesta quarta-feira.
A área inclui 878.800 hectares de trigo de inverno, 45.000 hectares de cevada de inverno e 20.700 hectares de centeio. O trigo de inverno geralmente responde por 95% da produção total de trigo ucraniano a cada ano.
A declaração do ministério não forneceu dados comparativos ou outros detalhes.
Segundo análise da APK-Inform, os agricultores semearam 20% da área esperada de trigo de inverno e 7% da área esperada de cevada de inverno até o momento.
No ano passado, o ministério disse que os agricultores haviam semeado 1,024 milhão de hectares de trigo de inverno até 26 de setembro de 2023.
O ministério disse que a área de trigo de inverno de 2025 é vista em torno de 4,5 milhões de hectares, mas os agricultores ucranianos poderiam aumentar para mais de 5 milhões de hectares para compensar um declínio na área de colza de inverno.
O primeiro vice-ministro da agricultura disse na segunda-feira que o ministério pretendia revisar a previsão para a área de semeadura de trigo de inverno se começar a chover.
As altas temperaturas recordes e a falta de chuva na maior parte da Ucrânia nos últimos meses criaram condições desfavoráveis para o plantio de culturas de inverno.
A Ucrânia concluiu a colheita de trigo de 2024, debulhando cerca de 22 milhões de toneladas, o mesmo volume colhido em 2023.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20