Exportações de grãos da Ucrânia aumentam 58,7% até agora em 2024/25, mostram dados do ministério
KIEV, 25 de setembro (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de julho a junho de 2024/25 ficaram perto de 9,8 milhões de toneladas métricas em 25 de setembro, contra quase 6,2 milhões de toneladas na temporada anterior, mostraram dados do Ministério da Agricultura na quarta-feira.
O volume incluiu 5,6 milhões de toneladas de trigo, 2,7 milhões de toneladas de milho e quase 1,3 milhão de toneladas de cevada.
O governo ucraniano e as associações agrícolas concordaram em limitar as exportações de trigo na temporada de julho a junho de 2024/25 para 16,2 milhões de toneladas. Não há restrições às exportações de outras commodities.
O primeiro vice-ministro da Fazenda disse na semana passada que a Ucrânia interromperia as exportações de trigo se o volume de embarques excedesse o valor acordado.
Os comerciantes exportaram 2,3 milhões de toneladas de grãos até agora em setembro, disse o ministério. As exportações totalizaram 1,57 milhão de toneladas entre 1 e 25 de setembro do ano passado.
A safra combinada de grãos e oleaginosas de 2024 deve cair para 77 milhões de toneladas, incluindo 56 milhões de toneladas de grãos, disse o ministério.
As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de 2023/24 aumentaram para cerca de 51 milhões de toneladas, ante 49,2 milhões de toneladas no ano anterior.
Reportagem de Pavel Polityuk, Edição de Louise Heavens
0 comentário
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China