Exportações de arroz basmati da Índia devem aumentar após remoção do preço mínimo
Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav
NOVA DÉLHI/MUMBAI (Reuters) - A decisão da Índia de remover o preço mínimo para exportações de arroz basmati deve estimular uma onda de pedidos do Oriente Médio, Europa e Américas, disseram os principais exportadores, ajudando Nova Délhi a aumentar sua participação no mercado global.
No início deste mês, o maior exportador de arroz do mundo removeu o preço mínimo de US$ 950 a tonelada métrica para o arroz basmati, semanas antes da chegada da nova safra.
"Essa mudança de política permitiu que exportadores indianos oferecessem arroz basmati a preços mais competitivos globalmente, o que provavelmente impulsionará maiores volumes de exportação", disse Akshay Gupta, chefe de exportações a granel da KRBL Ltd, à Reuters.
O preço mínimo de exportação (MEP) representa uma barreira à exportação de certos tipos de arroz basmati, e sua remoção abriu oportunidades para compradores globais acessarem toda a gama de opções, disse Gaurav Bhatia, diretor da DD International, uma das maiores exportadoras de arroz basmati.
A Índia e o Paquistão são os únicos produtores de arroz basmati de qualidade premium, e as restrições indianas ajudaram o Paquistão a ganhar participação de mercado em algumas categorias.
No entanto, com a remoção do MEP, a Índia poderá recuperar essa fatia perdida, disse Dev Garg, diretor da ViExport, uma exportadora sediada em Nova Déli.
As exportações de arroz basmati da Índia entre abril e julho, os primeiros quatro meses do ano fiscal, aumentaram 20% em relação ao ano anterior, para 1,9 milhão de toneladas métricas, apesar do MEP.
O país exportou um recorde de 5,2 milhões de toneladas de arroz no último ano fiscal, enquanto Canadá, Iraque, Omã, Arábia Saudita e Reino Unido aumentaram as compras, compensando o impacto da redução nas compras do Irã.
O basmati não é amplamente consumido na Índia, e o governo não compra a variedade para formar reservas estatais, ao contrário dos tipos comuns de arroz.
A produção de arroz basmati da Índia deve aumentar de 10 a 12% este ano devido às monções favoráveis, o que pode ajudar ainda mais Nova Déli a aumentar as exportações, disse Gupta, da KRBL.
(Reportagem de Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj; Edição de Mark Potter)
0 comentário

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz