O Impacto de boas histórias nas marcas do Campo
No setor agro, a experiência de marca tem se tornado uma ferramenta para construir conexões emocionais, desde a empresa até o consumidor. Tradicionalmente, o agro era considerado um setor técnico de produção que estava muito longe do consumidor final, e embora a situação ainda seja um pouco a mesma, a integração do agro no modo de vida moderno e novos requisitos do consumidor cria a necessidade de contar histórias que mostrem o agro conectadas a marcas fortes e memoráveis. Atualmente, a comunicação no agro tornou-se mais humana, digital e conectada.
As empresas do agro do gigante à pequena fazenda estão aprendendo que elas não são apenas produtores de mercadorias, mas marcas com propósito, identidade e história. E por isso devem compartilhar essas histórias para trazer o consumidor de volta à origem dos produtos que consomem e destacar os aspectos de sustentabilidade, impacto social e inovação. Contando essas histórias de maneira autêntica e sincera, as marcas do agro podem se diferenciar em um mercado competitivo e ganhar a confiança do consumidor.
A experiência de marca no setor agro é não apenas produtos e serviços, mas um ecossistema completo: a qualidade do solo, o respeito e o apoio ao meio ambiente, as condições de trabalho e o envolvimento dos colaboradores, e o préstimo à comunidade. Quando uma empresa agrícola é aberta e sincera sobre suas práticas sustentáveis e sua paixão pelo campo, ela não apenas se destaca, mas também se torna envolvente.
Com a evolução da tecnologia digital, as marcas agro têm a oportunidade de contar sua história de forma mais eficaz e personalizada. Projetos sociais, vídeos e plataformas interativas, como sites e aplicativos, são instrumentos utilizados para proporcionar uma experiência de marca completa e atrativa. Utilizada, por exemplo, a realidade aumentada pode levar o consumidor para dentro do campo e proporcionar uma imersão completa do processo de produção.
Através dessas plataformas, o agro consegue mostrar que é muito mais do que o local onde os alimentos são cultivados – ele é parte fundamental da vida do consumidor. O outro lado é o diálogo que a marca consegue estabelecer com o consumidor final. Em um cenário no qual a relatividade ambiental é cada vez mais discutida, marcas que mostram seu compromisso e são transparentes em relação à sustentabilidade têm uma aceitação muito maior no mercado.
Hoje, o consumidor quer saber onde o alimento é produzido, como é produzido e o impacto que isso gera ao planeta. Nessa narrativa, estratégias de brand experience que contam essas histórias são eficazes. No entanto, a prática efetiva está diretamente relacionada à execução dessa estratégia. Para se ter sucesso, a marca agro precisa mostrar de fato em termos práticos o que é anunciado.
Cases são fundamentais para reforçar o compromisso da marca. Caso, por exemplo, a marca se posicione como sustentável, é fundamental que de fato as práticas sustentáveis sejam realizadas em toda a cadeia produtiva. Portanto, estabelecer marcas no campo que vendem histórias não é uma tendência, e sim um nicho. É essencial em um mundo cada vez mais conectado. Comunicação e experiência de marcas que vendem histórias têm a oportunidade de construir um legado e transformar o campo em algo importante para o consumidor.
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