Mel gaúcho é o melhor do país, segundo CNA
O mel produzido no Rio Grande do Sul pelo Apiário do Máximo é o melhor do Brasil, segundo concurso da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entregue na noite desta quarta-feira (11/09) em Brasília (DF). Já o Apiário Cambará ficou com a quarta colocação. Ambos concorreram na categoria Mel Claro do Brasil no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. Foram inscritos e avaliados 297 tipos de mel pelo júri técnico da instituição. Na última etapa, os dez melhores foram avaliados pelo júri popular.
Adriana De Bortoli da Silva, proprietária da Apicultura do Máximo, localizada em Jaquirana, explica que o negócio começou quando se casou com seu marido, que, por sua vez herdou a profissão do bisavô, pioneiro no segmento em Cambará do Sul. A família já está na quinta geração de apicultores, e após um processo de profissionalização e cursos, inclusive proporcionado pelo Sebrae RS, Adriana diz que o negócio cresceu.
"Em 2008 começamos com o trabalho na apicultura, e em 2014 ocorreu a construção da nossa agroindústria familiar. Em 2019 meu marido faleceu devido a um acidente, mas, mesmo assim, optei por ficar e prosseguir no negócio. Temos focado muito em melhorar e aprimorar e contamos muito com a parceria do Sebrae RS. Essa premiação em nível nacional do CNA é uma vitória muito grande. Aquele trabalho realizado lá atrás, com foco na apicultura, tem tendo resultado agora. Minha filha e eu continuamos tocando a agroindústria com a ajuda da minha mãe e meu genro, e não podemos deixar de destacar a força da mulher no empreendedorismo e no meio rural", destaca.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, receberam certificados e prêmios. Os três primeiros ganharam também os Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze. Já o mel gaúcho do Apiário Cambará foi escolhido como o quarto melhor do Brasil. Fundado em 1982, outra empreendedora está na liderança.
"Nossa história começou com meu pai e minha mãe, em 1982, com muito trabalho, amor e dedicação. O Sebrae RS foi fundamental tanto nas consultorias quanto no apoio durante a mudança da rotulagem. Hoje tenho um produto que pode estar em qualquer lugar, principalmente depois do Selo Arte. Atualmente participo de eventos pelo Brasil, tenho meu mel em pontos do RS e em outros estados", ressalta Liane Castilhos, proprietária do Apiário Cambará, que também oferece o passeio do mel, que leva turistas para visitar o estabelecimento, proporcionando uma experiência sensorial com degustação.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 é realizado pela instituição em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
Segundo o analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Claiton Velho, ficar entre os quatro melhores do país na categoria Mel Claro significa um avanço e uma distinção importantíssima para esse segmento de agroindústrias.
"Essas Apicultoras são atendidas pelo Sebrae RS no projeto Apicultura nos Campos de Cima da Serra do RS e estão no Programa Juntos para Competir da Farsul, Senar RS e Sebrae RS. Disponibilizamos consultorias em gestão financeira, sistema produtivo, design, marketing e vendas e auxiliamos na participação em feiras e eventos. Então, essa premiação coroa o trabalho delas. Isso proporciona que essas produtoras acessem mercados importantes, principalmente em um ano que se mostra tão desafiador", explica.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.
0 comentário
BIOTROP anuncia Jonas Hipólito como novo Presidente
Agronegócio representou 23,5% do PIB da Bahia até o terceiro trimestre de 2024
Dias de Campo COMIGO 2025: conhecimento, inovação e tecnologia no campo
Canadá autoriza fusão Bunge-Viterra de US$ 34 bilhões com condições
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE