Gripe aviária infecta vacas leiteiras da Califórnia, ampliando surto nos EUA
CHICAGO (Reuters) - Vacas em três fazendas leiteiras na Califórnia, o maior estado produtor de leite dos EUA, testaram positivo para gripe aviária, informou o departamento de agricultura do estado na sexta-feira.
As infecções expandem um surto nos EUA do vírus H5N1 em gado leiteiro para um 14º estado. Mais de 190 rebanhos foram infectados nacionalmente desde março, junto com 13 trabalhadores de fazendas de laticínios e aves, de acordo com dados federais.
O salto do vírus das aves para as vacas aumentou as preocupações de que ele poderia se adaptar para se espalhar entre humanos. Autoridades federais dizem que a gripe aviária é um risco baixo para o público em geral e a pasteurização inativa o vírus no leite.
Nenhum caso humano foi confirmado na Califórnia, disse o Departamento de Alimentos e Agricultura da
Califórnia em uma declaração. Os rebanhos leiteiros infectados, localizados na região do Vale Central do estado, começaram a apresentar sintomas em 25 de agosto, disse a declaração.
Vacas infectadas geralmente sofrem temporariamente com redução na produção de leite.
"Este é um momento difícil para nossos produtores de leite, dados os desafios econômicos que eles estão enfrentando", disse Karen Ross, secretária de agricultura da Califórnia.
“Estamos abordando este incidente com a máxima urgência.”
As fazendas leiteiras infectadas foram colocadas em quarentena, disse o departamento estadual de agricultura. Vacas doentes estão isoladas e sendo tratadas nas fazendas, enquanto vacas saudáveis foram liberadas para continuar enviando leite para pasteurização, disse o departamento.
O Departamento de Agricultura dos EUA disse anteriormente que estava realizando testes para confirmar os casos na Califórnia. O USDA disse que está em contato próximo com o Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia como parte dos esforços para conter o vírus.
Cerca de 10.000 trabalhadores de hotéis nos EUA entraram em greve no domingo.
Reportagem de Tom Polansek, edição de Deepa Babington e Diane Craft
0 comentário
Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023
Leite/Cepea: Depois de subir ao longo de 2024, preço ao produtor deve encerrar ano em queda
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce pelo sétimo mês seguido
Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor
Sindilat apoia investigação de dumping no leite