Temperaturas voltam a alcançar 40°C no Centro-Oeste e risco de novos incêndios permanece no país
Nesta quinta-feira (29), os termômetros já voltam a marcar temperaturas de 40°C em municípios das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, de acordo com o que mostra o prognóstico de temperatura do ar em 2 metros, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sobretudo sobre o oeste de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul, Rondônia e o sul do Amazonas.
Além disso, já perdeu força o ar frio sobre o centro-sul do país, que deixou as temperaturas mais baixas até o início desta semana. Dessa maneira, já a partir desta quinta-feira, desde a Região Sul até outras localidades mais a norte do país devem ter máximas superiores ao 30°C.
Nos próximos dias, a tendência é de que o tempo fique ainda mais quente. Na terça-feira (03), cidades do noroeste e sudoeste de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Paraná, as temperaturas podem alcançar 42°C, como mostra o Inmet para o início do mês que marca o final do inverno sobre o Hemisfério Sul.
Por conta das altas temperaturas e permanência do tempo seco, segue o risco de incêndios sobre o Brasil Central. O Inmet alerta para perigo da baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%, com possibilidade de queimadas, desde o norte do Paraná, passando pelo oeste da região Sudeste, Centro-Oeste, até Tocantins e sul do Maranhão e Piauí.
Há também um alerta de perigo potencial para uma região mais abrangente, que também parte do Paraná até estados das regiões Norte e Nordeste. Para esses locais, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) prevê, entre esta quinta-feira até o dia 6 de setembro, uma grande parte do país com temperaturas médias acima de 30°C para toda a parte uma grande área a centro e oeste do Brasil. As médias também estarão próximas a esse nível os locais mais a oeste do Sudeste e do Nordeste.
O calor deve seguir com intensidade até o final da primeira metade de setembro, como mostra a NOAA. Há uma área entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso em que a média apontada pela agência norte-americana é de até 38°C.
Chuvas seguem restritas a pequenas áreas do país
A previsão de chuva acumulada em 24 horas do modelo Cosmo do Inmet indica completa ausência de precipitação pelos próximos sete dias desde o Paraná até a maior parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A partir de sábado (31), existe a previsão de chuvas fracas sobre o Rio Grande do Sul, mas com volumes muito baixos de forma breve. Entre a terça-feira (03 ) e a quarta-feira (04) deve haver precipitação com mais intensidade sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, com volumes que poderão chegar a 70 milímetros em 24h.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
Como será o clima no Brasil em janeiro?
Centro-norte deve ter muita chuva nos próximos 10 dias e dificultar enchimento de grãos
Primeira frente fria do ano provoca temporais no BR
Chuvas acima de 100 milímetros em sete dias devem ficar concentradas entre Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, de acordo com projeção do Inmet
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (02) para todo o Brasil